Ataque hacker tira do ar sites da prefeitura do Rio

Os principais serviços foram afetados e estão inoperantes
-Publicidade-
O ataque foi identificado na madrugada de segunda-feira 15
O ataque foi identificado na madrugada de segunda-feira 15 | Foto: Divulgação/Pixabay

Os sites da prefeitura do Rio de Janeiro continuam fora do ar depois de um ataque hacker que afetou todos os serviços que dependem do sistema. Na manhã desta terça-feira, 16, o serviço ainda não havia sido restabelecido.

Segundo comunicado da administração municipal, os sistemas permanecerão desativados até que os danos causados sejam reparados. A Empresa Municipal de Informática e Planejamento (Iplan) está trabalhando para que a situação seja normalizada.

Os sites de secretarias, como a de Educação, Saúde e Fazenda, não estão funcionando. A emissão da Nota Carioca, a nota fiscal eletrônica, foi suspensa. O Portal Carioca Digital ainda não foi normalizado.

-Publicidade-

O serviço Táxi Rio também foi afetado. Pacientes que fazem hemodiálise ou outros tratamentos e dependem da plataforma para se locomover não puderem ir às unidades de saúde. A ação dos hackers foi percebida pelos técnicos da prefeitura na madrugada da segunda-feira 15.

“Os servidores da Iplan identificaram uma ação hacker em parte do sistema digital da prefeitura”, informou a prefeitura. “Imediatamente, implementamos uma série de ações para preservar os dados e retiramos do ar, de forma preventiva, todos os sistemas.” “Nossos técnicos estão trabalhando para que os serviços comecem a ser normalizados e pedimos a compreensão e a paciência dos cariocas”, disse Claudio Fonseca, do Iplan.

Leia também: “A vida com os algoritmos”, reportagem publicada na edição 29 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.