O Brasil produziu por volta de 67 mil megawatts médios de energia elétrica em 2022. O número é o maior em 10 anos. Além disso, 92% desse volume teve origem em fontes renováveis, outro recorde para o período.
Os números são do Balanço de 2022 da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Sobre o ano anterior, a média de geração, somando todas as fontes, ficou 1,5% maior. Para origem renovável, o ganho chegou a 15% em relação a 2021.
A quantidade média de energia elétrica renovável gerada em 2022 é maior que a de todas as fontes somadas quando a comparação é feita com os anos anteriores a 2017.
A maior parte da corrente elétrica gerada no ano passado veio de origem hidráulica (72%). A matriz eólica apareceu na segunda posição com 13,5%. Biomassa veio na sequência (4,4%), seguida de solar (2,1%).
O Balanço da CCEE mostra ainda que houve um salto no número de agentes geradores. Em um ano, a quantidade cresceu 10%. o aumento resultou na expansão de quase 5% da capacidade instalada, conforme mostram os dados.
Agora, o país possui capacidade para produzir quase 192 MW. Cerca de 85% desse total é de origem renovável. Entre as fontes, o maior crescimento proporcional veio com a matriz eólica, que passou de pouco menos de 12% para 13% de participação.
Tivemos nos últimos 4 anos um governo que era composto da nata dos profissionais em Administração e economia.
Agora estas 37 empadas de botequim vão dar chabu.
Bolsonaro, Guedes, Tarcísio, Tereza Cristina, Damares Alves…todos os ministros da equipe são excelentes.
Agora temos 37 sinistros ocupando os ministérios…Como disse o coroné Ciro goma ” lula é chefe de quadrilha”.
O coroné ciro devia ser chamado pela “injustiça” para apontar a tal quadrilha, quem são os membros….verificar se ele próprio é da quadrilha e etc.