China vai trocar 50 milhões de computadores

A decisão é um esforço do Partido Comunista para diminuir a dependência de tecnologia estrangeira
-Publicidade-
A medida deve beneficiar a multinacional chinesa Lenovo
A medida deve beneficiar a multinacional chinesa Lenovo | Foto: Reprodução/Flickr

A China vai substituir todos os computadores de marcas estrangeiras das empresas estatais por alternativas domésticas. O prazo para a mudança é de dois anos.

A decisão é um esforço do Partido Comunista chinês para diminuir a dependência de tecnologia estrangeira, especialmente a norte-americana.

Os funcionários foram solicitados a substituir os computadores estrangeiros por alternativas locais que rodam em software operacional desenvolvido internamente, segundo a agência de notícias Bloomberg. A medida deve resultar na troca de ao menos 50 milhões de computadores apenas no nível do governo central.

-Publicidade-

A medida atual deve afetar diretamente as vendas da HP e da Dell, as maiores marcas de computadores do país, depois da Lenovo, e mostra como Pequim está preocupada com a segurança da informação.

A Lenovo, multinacional chinesa, pode ser a grande beneficiada com a medida, aumentando drasticamente as vendas com a nova ordem.

A fabricante “número um” de PCs do país depende de chips dos EUA, mas montou sua própria unidade de fabricação de chips e investiu em pelo menos 15 empresas de design de semicondutores.

A China vem incentivando o uso de produtos de tecnologia da informação nacionais em agências governamentais, regularmente barrando certos produtos das listas oficiais de compras.

Leia também: “Microchips e batatas chips”, texto de Donald J. Boudreaux publicado na edição 110 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Os empresários quando se instalaram na China, tinham idéia que eles iriam desenvolver seus próprios produtos com tecnologia dos próprios americanos???? Sairam dos EUA para pagar menos impostos, agora…. Esse é somente o começo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.