publicidade
Tecnologia

Cidade dos EUA se transforma com tecnologias de mobilidade

A iniciativa Smart Columbus só foi possível graças a prêmio

Linden Leap: o pequeno ônibus autônomo colorido conectou, gratuitamente, centros comunitários e de recreação, e transporte público no bairro de Linden. Durante a pandemia, distribuiu refeições e máscaras

Nos últimos cinco anos, a cidade de Columbus, no Estado norte-americano de Ohio, foi transformada por novas tecnologias de mobilidade, após vencer o cobiçado Desafio das Cidades Inteligentes (Smart Cities Challenge).

Com o prêmio recebido de US$ 50 milhões do Departamento de Transporte dos EUA e da fundação Paul G. Allen Family Foundation e outros US$ 19 milhões de fundos estaduais e locais, a cidade implantou um amplo portfólio de tecnologias de mobilidade emergentes, chamado Smart Columbus (Columbus “esperta”), para mostrar como opções de transporte mais seguras, mais limpas e mais equitativas poderiam beneficiar as comunidades do município. Uma reportagem do portal Axios traz alguns exemplos:

Receba nossas atualizações

Ônibus autônomo

O Linden LEAP, um ônibus autônomo que era utilizado para conectar, gratuitamente, centros comunitários e de recreação, e transporte público, transportou cerca de 130 mil refeições e 15 mil máscaras da St. Stephen’s Community House para pessoas necessitadas durante a pandemia de covid-19.

Veículos conectados

Mais de 1.000 veículos conectados, que “conversavam” uns com os outros e também com 85 cruzamentos perigosos, ajudaram a melhorar os tempos de resposta a emergências e acreduzir a velocidade em zonas escolares.

Próximos passos

Após a conclusão do projeto, a cidade planeja continuar com a Smart Columbus, com foco em “o que é novo e o próximo na interseção da tecnologia e do bem comunitário”. Cinco dos oito projetos financiados também continuarão após a vigência do prêmio. Um playbook, uma espécie de manual com as melhores práticas e estudos de caso da cidade, também está disponível.

Leia também: “Divisão de ‘carros voadores’ da Embraer anuncia negociações para fusão”

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade