publicidade
Tecnologia

Cientistas testam remédios contra o envelhecimento

As pessoas viverão de forma saudável por mais tempo?

centenários
Pesquisa tentou descobrir o 'segredo' para uma boa vida longeva, encontrando algumas características em comum | Foto: Reprodução/Pixabay

A busca pela juventude eterna é uma das ambições da ciência. Mas será possível reverter o envelhecimento? As pessoas viverão de forma saudável por mais tempo? Pesquisadores estão debruçados sobre essas questões.

Até o momento, os principais candidatos para aumentar a expectativa de vida incluem duas drogas conhecidas: metformina, destinada ao enfrentamento do diabetes; e rapamicina, usada para evitar a rejeição de órgãos transplantados.

Receba nossas atualizações

Outra abordagem é a classe de remédios chamados senolíticos. Essas drogas eliminam as células velhas que, apesar de morrerem, danificam outras células, provocando falta de resistência física e comprometimento cognitivo.

Também no escopo de estudos está uma estratégia chamada reprogramação celular, na qual os cientistas “rejuvenescem” células envelhecidas. Contudo, apesar dos avanços da ciência, a “juventude eterna” ainda está longe.

“Uma pílula mágica que faça a expectativa de vida saltar de 80 para 150 anos ainda não é provável”, disse Steven Austad, diretor-científico da American Federation for Aging Research, ao jornal Wall Street Journal, na terça-feira 11.

O especialista ressalvou, no entanto, que já se pode contar com aumento de 10% a 20% na expectativa de vida além da média atual de cerca de 80 anos nos Estados Unidos para homens e mulheres. “É bastante concebível”, disse.

Centros de pesquisa acadêmica e empresas de biotecnologia estão tentando combater o envelhecimento. Elas são apoiadas, em parte, por um orçamento anual de US$ 3 bilhões para o Instituto Nacional do Envelhecimento dos EUA.

Leia também: “Metaverso: muito além do Facebook”, reportagem publicada na Edição 94 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Bruno Araujo Barbaresco
    Bruno Araujo Barbaresco

    Pra que isso? Daí aumenta o número de velhos, que na visão da ” ordem mundial”, não produzem e dão prejuízo, então será preciso inventar alguma coisa que mate velhos e doentes.

  2. Gerson Lucchesi
    Gerson Lucchesi

    Em vez de se preocupar com vacina de envelhecimento, porque não fazem vacina contra o câncer ?

  3. Soniascf
    Soniascf

    Será que o mundo atual, que promove aborto, eutanásia, suicídio, controle da natalidade, pílulas, DIUs & cia ltda, vacinas experimentais genéticas, está realmente querendo prolongar a nossa vida?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.