A Embraer firmou uma nova parceria para apoiar o desenvolvimento de mobilidade aérea avançada para o departamento de Aviação Civil do Japão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 17.
O acordo prevê a união da Eve, empresa da Embraer, e a Skyports, líder em infraestrutura para veículos elétricos de decolagem e aterrisagem vertical, na aplicação do projeto.
A iniciativa promete oferecer uma visão compartilhada de espaço aéreo, operação, infraestrutura e outros benefícios que capacitem a operação de mobilidade aérea avançada no país asiático.
Em nota, a fabricante brasileira destacou que a colaboração envolve outros parceiros, como Kanematsu Corporation, maior empresa comercial japonesa com negócios na indústria aeroespacial, e a Japan Airlines, principal companhia aérea japonesa para transporte doméstico e internacional.
“A Eve realizou parcerias para ambientes operacionais distintos em diversas partes do mundo. Essa experiência única beneficia o preparo do novo conceito de operações do Japão e assegura que as necessidades dos usuários, da comunidade japonesa e de outros públicos interessados sejam levadas em consideração”, afirmou a empresa.
Duncan Walker, CEO da Skyports, destacou em nota que estão honrados de conseguir trazer conhecimento único em fornecimento de infraestrutura para que o departamento de aviação possa acelerar a adesão de mobilidade aérea avançada no Japão.
A Embraer lembrou que a Eve tem se dedicado a viabilizar e dimensionar com segurança o ecossistema de mobilidade aérea avançada de forma global.
Veículos elétricos de decolagem e aterrisagem vertical são apenas uma jogada de marketing nestes tempos de redução de emissão de carbono. São ainda apenas um conceito. A ideia de carros voadores elétricos iniciou com os drones, aparelhos simples e úteis para determinadas funções. Mas levarão talvez algumas dezenas de anos para que voce possa colocar pessoas, pesadas baterias, motores e o escambau em um ‘veículo’ desses e voar em segurança.