publicidade
Tecnologia

Empresa cria cão-robô que aprende sozinho, como os humanos

CEO da IntuiCell quer construir máquinas humanoides inteligentes

Reportagem de Artur Piva (@artur.piva) | Empresa cria cão-robô que aprende sozinho, como os humanos

O mundo onde as máquinas aprendem sozinhas, como animais ou até mesmo seres humanos, chegou. Ao menos é o que anunciou a IntuiCell, uma startup sueca que desenvolve softwares inteligência artificial (IA).

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Receba nossas atualizações

Na última quarta-feira, 19, a IntuiCell mostrou ao mundo Luna. De acordo com a empresa, trata-se de uma “cadela-robô” com a capacidade única de aprender sozinha com o ambiente em que está inserida.

“O que construímos é o primeiro software que permite que qualquer máquina aprenda como humanos e animais”, disse o CEO e cofundador Viktor Luthman em uma entrevista. “Não há pré-treinamento, nem simulações offline, nem um data center bilionário em segundo plano, mas há um sistema nervoso que permite que a máquina aprenda.”

IA em máquinas parecidas com humanos

Agora, o executivo quer que a companhia dê um novo passo. A tecnologia não ficaria restrita apenas a um cão-robô — a ideia é aplicá-la em máquinas que imitam os humanos. Com isso, ele prevê aplicações em áreas inóspitas, onde há muito risco para a atividade humana.

“O próximo passo é explorar a robótica humanoide, explorar a robótica autônoma em ambientes imprevisíveis, como exploração espacial, exploração de águas profundas ou resposta a desastres”, disse Luthman. Segundo o CEO, os robôs inteligentes poderiam, por exemplo, ser enviados a Marte. As máquinas guiadas por IA poderiam construir habitats para receber a chegada dos humanos. A capacidade de aprender permitiria a resolução de problemas à medida que surgem, sem a necessidade de um treinamento prévio.

De acordo com a Reuters, a IntuiCell surgiu na Universidade Sueca de Lund em 2020. A empresa recebe financiamento da Navigare Ventures, da Suécia, da SNÖ Ventures, da Noruega, e da União Europeia.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Joao Batista Martins
    Joao Batista Martins

    Pensar como humanos? Sacanearam o cão robô…putz!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade