Proton, empresa fornecedora de virtual private network (VPN, rede privada virtual, em português) e de serviços de e-mail em criptografia, usou sua conta no Twitter/X para comentar ações de censura no Brasil. A declaração foi publicada na manhã desta quinta-feira, 29.
“Em meio de vários relatos de censura no X Brasil, continuamos trabalhando para fornecer acesso a uma internet livre e aberta”, afirmou a empresa. “O Proton VPN e sua extensão de navegador estão disponíveis gratuitamente no Windows, Mac, iOS e Android”.
A publicação foi compartilhada horas depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimar Elon Musk a informar o novo representante legal da plataforma em um prazo de 24 horas, sob pena de suspensão da rede social no Brasil.
Em meio de vários relatos de censura no X #Brasil, continuamos trabalhando para fornecer acesso a uma internet livre e aberta. O #ProtonVPN e sua extensão de navegador estão disponíveis gratuitamente no Windows, Mac, iOS e Android.https://t.co/y20HVcnQbm pic.twitter.com/LbNGYEf6BE
— Proton VPN (@ProtonVPN) August 29, 2024
A VPN é uma conexão particular que permite acesso a uma rede diferente da sua, ou seja, o mesmo que conecta com internet de outro lugar. Nos últimos meses, a empresa tem fornecido o serviço de forma gratuita para países como Venezuela, Jordânia, Argélia e Ruanda.
Para usar o VPN, basta baixar o aplicativo no site da Proton (computador), na App Store (iOS) ou Play Store (Android) e criar uma conta.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Na versão gratuita, o usuário é conectado a redes privadas dos Estados Unidos, dos Países Baixos, da Romênia e de outras localidades, permitindo o acesso ao Twitter em caso de bloqueio determinado pelo STF.
Na versão paga do serviço, é possível escolher o país de preferência. Além da Proton, outras empresas também oferecem VPN por assinatura.
Elon Musk publicou instruções para baixar VPN em abril
No início de abril, diante de um cenário similar, o empresário e dono do Twitter/X, Elon Musk, compartilhou instruções para o download e uso de VPN.
Musk compartilhou o vídeo de um perfil chamado “Dose Designer”, que publicou as orientações. “Basta baixar um aplicativo VPN de sua escolha, iniciá-lo e conectar-se ao local de sua preferência”, afirmou o dono da rede social. “Depois de ativado e conectado, você poderá acessar qualquer aplicativo restrito em sua região.”
Depois, Musk publicou uma mensagem direcionada aos usuários da rede no Brasil. De acordo com o empresário, a iniciativa ocorre para que possam continuar a utilizar a plataforma.
Leia também: “VPN: uma arma contra o autoritarismo”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 201 da Revista Oeste
Acho boa iniciativa dos provedores de VPN mas é um absurdo termos de usar para acessar o X.
O único bandido anti democrático é o STF dos 9 com suas infindáveis fake news que eles próprios criam e a PF ingrata que prende e segue ordens ilegais.
Coitado do Alexandre de Moraes, ter que lidar com essas situações desagradáveis. Esses empresários estrangeiros vêm ao Brasil e acham podem fazer o que quiser, o desrespeito é tão grande que nem apontar um representante legal o Elon Musk é capaz de fazer. A decisão do STF foi correta. A afronta chegou a um nível tão elevado que ele explica aos usuários como driblar uma restrição que o governo impôs como punição por descumprir uma ordem judicial. Ele deveria fazer isso lá no país dele de origem que certamente deve haver um representante legal por lá.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo! É super seguro rotear via VPN. KKKKKK.
Tudo que o Elon Musk precisava era de um novo curral para abrigar o seu gado. Tudo resolvido!
Agora o papel higiênico do Elon Musk vai querer fechar essa empresa também. Vamos ver até onde vai o filhote do Lord Sith com o Voldemort.
Correção: Proton VPN não é gratuita
Há uma versão gratuita!
E está indicada no alto !
Há também a versão mais completa e paga!
É difícil acreditar que todos os militantes, oops desculpe, todos os ministros do STF estejam agindo por vontade própria. Eu desconfio que possa haver algum tipo de chantagem, extorsão, de um para os demais! Não é possível o que está ocorrendo!
Você tá preso! Você tá preso! Você tá preso! Eu mando te prender! Sabe com quem está falando?
A que ponto chegamos. Uma verdadeira vegonha para o país.
Poucos dias atrás fiz um email por essa mesma empresa para fugir do grande irmão chamado Google
Hoje tive a confirmação de que foi uma boa idéia, aparentemente essa empresa vai contra essa rede podre entre governos e big techs.
Assim espero
O que está faltando para o Ditador ter a Chave do Brasil mas mãos de vez, está fazendo o que quer não tem mas Leis ,agora estamos subordinados a vontade de um único homem Soberano, que manda e desmanda
Esse lixo tem que ser extirpado
O lixo humano vai se ferrar…!
Seria cômico se não fosse trágico…. o tirano do STF usa o X para intimar o próprio X…. Jesus….
É uma vergonha pra nós brasileiros ter que ver um estrangeiro lutar por liberdade no Brasil.
Concordo plenamente, ficamos aqui com mi mi mi só nas redes sociais temos que irmos pra ruas já