O Google foi multado em 220 milhões de euros pela autoridade regulatória da França por exercer monopólio no setor de publicidade digital. Os reguladores franceses acolheram uma denúncia apresentada por grupos de comunicação, entre os quais News Corp, Le Figaro e Rossel.
“Essas práticas foram particularmente sérias devido ao seu poderoso impacto sobre os intermediários de publicidade online”, afirmou o departamento de concorrência francesa. “É a primeira decisão no mundo que investiga o complexo algoritmo que define os leilões da publicidade online. Tais práticas penalizam os concorrentes do Google no mercado, assim como os editores de sites e aplicativos.”
Leia mais: “Alemanha abre investigação sobre produto de notícias do Google”
Além da multa, o Google teve de assumir alguns compromissos, entre os quais assegurar uma maior difusão à concorrência das ferramentas de publicidade digital por um período de pelo menos três anos.
Na semana passada, a União Europeia e o Reino Unido anunciaram abertura de investigações sobre possível abuso do Facebook em anúncios publicitários. A UE também entrou com ações antitruste contra Apple e Amazon.
Leia também: “Google é investigado por órgão anticartel da Alemanha”
Com informações do Dow Jones Newswires