Alemanha abre investigação sobre produto de notícias do Google

Programa de licenciamento de conteúdo estreou no país em outubro de 2020
-Publicidade-
Google: sob investigação na Alemanha
Google: sob investigação na Alemanha | Foto: Divulgação/Pixabay

O órgão de defesa da concorrência da Alemanha, o Bundeskartellamt, afirmou nesta sexta-feira, 4, que abriu uma investigação sobre o Google News Showcase, uma plataforma que disponibiliza notícias no site de notícias (Google News) e em outras propriedades do gigante da tecnologia. Por esse conteúdo, o Google paga uma taxa de licenciamento.

Segundo o órgão, cooperar com o Google pode ser atraente para editores de conteúdo e outros fornecedores de notícias e oferecer aos consumidores melhores serviços de informação, “entretanto, é preciso assegurar que isso não leve à discriminação entre editores individuais”, diz Andreas Mundt, presidente do órgão. “Nem a forte posição do Google no acesso aos usuários finais pode levar à exclusão de ofertas rivais de editores ou outros fornecedores de notícias. Deve haver um equilíbrio adequado entre os direitos e obrigações dos provedores de conteúdo que participam do programa do Google”, afirma.

-Publicidade-

Em resposta, por meio de comunicado, o Google afirmou que o Showcase, que foi lançado em outubro de 2020 no país, “é uma das muitas maneiras pelas quais a empresa apoia o jornalismo, construindo produtos e reunindo fundos com os quais todos os editores podem se beneficiar. O Showcase é um programa internacional de licenciamento para notícias — a seleção dos parceiros é baseada em critérios objetivos e não discriminatórios e o conteúdo não recebe preferência no ranking de nossos resultados de buscas”, diz o porta-voz Kay Oberbeck. Ele afirma que a empresa vai colaborar com a investigação.

Leia também: “Google é investigado por órgão anticartel da Alemanha”

Com informações Reuters

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site