Grandes veleiros voltam com um novo conceito

Empresa Michelin substitui tradicionais velas de pano por “asas” infláveis
-Publicidade-
Foto: divulgação Michelin
Foto: divulgação Michelin

Com o objetivo de ajudar a “descarbonizar” o transporte marítimo, a indústria de pneus Michelin criou um novo conceito de velas para navegação. Elas são compostas de um material inflável (não revelado), funcionam com um toque de botão e se posicionam automaticamente com sensores que indicam a direção do vento.  

Leia mais: Navio que encalhou no Canal de Suez refaz caminho 

As velas da Michelin poderão ser instaladas em grandes cargueiros. Funcionarão em conjunto com os motores a diesel, diminuindo o consumo de combustível em até 20%.

-Publicidade-
Foto: divulgação Michelin

 Segundo a CNN Internacional, a empresa define seu invento não como velas, mas como “asas”. O conceito ainda está nos seus testes iniciais, e não deverá estar no mercado antes de 2023. A empresa britânica BAR Technologies está desenvolvendo um projeto semelhante.  

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Considerando que os navegantes do século XVI dispunham somente de velas para atravessar os oceanos, temos de acreditar que a utilização do vento combinada com motores trará economia significativa. Sem falar que as tecnologias de aerodinâmica e servo controle podem otimizar sobremaneira a eficiência do sistema.

  2. Acho que não vai colar. Veleiros tem que alterar o seu rumo para aproveitar o vento. Então pode ser que isso torne a economia nula, no final. Fora o aumento de tempo de viagem e frete.

  3. Fico imaginando as dimensões transversais de um mastro para um cargueiro de 300.000 TDW e como seria um porta containers com o espaço ocupado por essas velas? Sendo que até os próprios containers não deixam de desempenhar, bem ou mal, a função de velas, dependendo da direção do vento, é claro.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.