A empresa britânica Seergrills criou uma grelha movida por inteligência artificial (IA). O equipamento promete fazer um bife perfeito em apenas 90 segundos em condições controladas.
Batizada Perfecta, a grelha cozinha a carne enquanto ela está na vertical, como um pedaço de pão em uma torradeira.
O software da máquina conta com a IA neuralfire, que se baseia em dados coletados de sensores dentro da máquina e nas preferências de cozimento inseridas pelo usuário.
Leia também: “Meta planeja cobrar assinaturas de usuários do Facebook e do Instagram na União Europeia”
Conforme o jornal britânico Daily Mail, a grelha com IA tem um preço “exorbitante”: US$ 3,5 mil (mais de R$ 18 mil).
Origem da “grelha inteligente”
Suraj Sudera, fundador da empresa e formado em engenharia pela Aston University, em Birmingham (Reino Unido), estava insatisfeito com os métodos convencionais de cozinhar bifes.
“Percebemos que muitas vezes há dificuldade e inconsistência no cozimento dos alimentos – geralmente eles ficam cozidos demais e secos, demorando muito”, disse Sudera.
“Então, decidimos usar nossas habilidades e conhecimentos para aplicar IA para cozinhar o bife perfeito e montar o Seergrills”, explicou o também engenheiro.
Leia também: “Clientes relatam problemas em alto-falante do iPhone 15 Pro Max”
De acordo com o fundador da Seergrills, a grelha movida por IA é a primeira de seu tipo no mundo.
Como a máquina funciona
Nos grelhadores convencionais, a gordura normalmente escorre do bife para as chamas e as intensifica, o que resseca a carne e lhe dá uma textura “inconsistente”.
Enquanto a Perfecta cozinha o bife, o vapor de água e os gases fluem de um escapamento pela parte superior, enquanto a gordura escorre a uma bandeja coletora removível abaixo.
Para utilizar a grelha, o cliente deve primeiro prender o bife escolhido em uma grade de metal, inserida verticalmente na máquina.
Depois, ele deve selecionar o tipo de corte (por exemplo, tira de bife), nível de bem-estar (mal passado a bem passado) e nível de selagem. As opções estão em uma tela sensível ao toque.
Enquanto isso, vários sensores permitem que a IA detecte o tamanho do corte e sua espessura, além de seu teor de gordura.
A boa e velha grelha com carvão ainda é imbatível.
!8 mil reais para ter um bife ao ponto, com essa grana faço mais de 1000 bifes na figideira suculentos…
o cara espreme a carne numa grade, perde a gordura e joga vapor d’água na carne…. entende nada. melhor usar essa AI para fazer um bife de tofu e não sacrificar o boi a toa
Que complicação!… É só para inglês ver.