Os serviços eletrônicos do Grupo Fleury ficaram fora do ar durante algumas horas na terça-feira 22 em função de um ataque hacker. Com isso, parte dos sistemas e das operações teve de ser interrompida. A informação foi divulgada pela própria empresa.
No site do grupo, até o início da manhã desta quarta-feira, 23, aparecia uma mensagem que informava a indisponibilidade do sistema. Segundo o Fleury, “as causas dessa indisponibilidade foram originadas a partir da tentativa de ataque externo” aos sistemas, “que estão tendo suas operações restabelecidas”.
Leia mais: “McDonald’s sofre ataque hacker nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e em Taiwan”
De acordo com informações do jornal Valor Econômico, o ataque foi do tipo ransomware, pelo qual códigos maliciosos bloqueiam o acesso aos sistemas e podem criptografar informações dos usuários. Os invasores utilizam um método conhecido como “movimento lateral”, em que exploram falhas simples em contas até chegarem ao nível de administrador da página.
Leia também: “EUA recuperam US$ 2,3 mi pagos a hackers que paralisaram oleoduto”
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Grupo Fleury informou que está atuando para minimizar os danos causados pelo ataque hacker e que o caso está sendo investigado.
Leia também: “FBI investiga cerca de 100 tipos de ataque hacker ransomware“