publicidade
Tecnologia

Há 20 anos, qualquer um podia ser um herói da guitarra

Em 2005 a empresa americana Harmonix lançou o game que todo jovem queria ter: o Guitar Hero. Funcionava da seguinte maneira: o usuário tocava um clipe criado com computação gráfica que imitava uma banda de rock. Ao mesmo tempo carregava uma imitação de guitarra com alguns botões. No centro da tela havia uma imitação simplificada de braço de guitarra.

O objetivo do game era coordenar os botões os botões da guitarrinha de brinquedo com as luzes que apareciam na guitarra da tela. Parece simples, mas exigia coordenação. Quanto mais vezes o usuário acertava os botões, mais pontos ganhava.

Receba nossas atualizações

As “guitarras” do game (foto: reprodução Wikipedia)

Com o tempo, o Guitar Hero foi sendo aperfeiçoado. A guitarra ganhou mais recursos, e o jogo se expandiu para incluir um baterista e um vocalista. As músicas inicialmente eram gravadas por artistas cover, e depois o jogo passou a usar as gravações originais. As imagens, comparadas com a tecnologia atual, parecem toscas.

O Guitar Hero foi ganhando novas versões temáticas (Anos 80, Aerosmith, Metallica, Van Halen) e durou até 2010. Em 2015 a Activision lançou uma versão mais sofisticada chamada Guitar Hero Live que durou até 2020.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade