A agência espacial da Rússia, Roscosmos, reportou um ataque de hackers ao site da corporação, nesta quarta-feira, 2. Até as 10 horas, o site permanecia fora do ar.
Segundo o diretor-geral da estatal, Dmitry Rogozin, o ataque foi neutralizado e as atividades da companhia, responsável por voos espaciais e pesquisas aeroespaciais do país, seguem normalizadas.
De acordo com Rogozin, o ataque foi feito por diversos endereços IPs e somente o espaço de notícias do site chegou a ser afetado pelos hackers, os quais ele chamou de “golpistas e vigaristas mesquinhos”.
Segundo o jornal britânico Independent, o grupo Anonymous teria sido o responsável pelos ataques. Trata-se de um coletivo chamado “Network Battalion 65”, o NB65. O grupo alega que acessou e deletou arquivos confidenciais relacionados aos satélites da agência.
JUST IN: Hacking group 'NB65', affiliated with #Anonymous has shut down the Control Center of the Russian Space Agency 'Roscosmos'. #Russia has no more control over their own Spy-Satelites. #OpRussia#OpKremlin #FreeUkraine #FckPutin pic.twitter.com/1iZBDN48rw
— Anonymous TV 🇺🇦 (@YourAnonTV) March 1, 2022
Um tuíte do grupo diz que “não vamos parar enquanto vocês não pararem de jogar bombas, matar civis e seguirem invadindo. Voltem para a Rússia”.
Relacionadas
Alvos de hackers, sites do governo russo seguem fora do ar
Sites do governo russo, incluindo a página oficial do Kremlin, seguiam fora do ar no domingo 27. Foi o terceiro dia consecutivo em que sites do país estão inacessíveis, pelo menos por algum período de tempo.
O grupo de hackers Anonymous disse realizar “operações” para manter os ataques virtuais.
Putim já chamou o Barroso? O anti hacker mais sabido do planeta. Chama o cara, Putim.
Kkkkk…. Pensei logo nisso quando li…
Impossível não pensar como o TSE brasileiro se declara invulnerável.