Além do gigante Embraer, o Brasil tem outras companhias fabricando aeronaves e drones. Ao menos quatro delas estão no interior de São Paulo e existem empresas produzindo no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Em Ipeúna (SP), a Scoda Aeronáutica constrói aeronaves desde 1997. Além do mercado brasileiro, suas vendas já chegaram aos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e diversos países europeus. O principal produto é o avião anfíbio Super Petrel LS — uma atualização do Hydroplum II, desenvolvido originalmente na França.
Com base em São João da Boa Vista (SP), a Octans Aircraft está certificando seu monomotor Cygnus. De 2002 a 2015, a companhia produziu 240 aeronaves experimentais.
Segundo a CNN, o primeiro avião elétrico projetado no Brasil foi feito em 2015 pela ACS Aviation, em São José dos Campos (SP). O principal produto da empresa é o monomotor Sora-100, mas ela também presta serviços de engenharia e produz componentes para o setor aeroespacial. De acordo com a CNN, a fabricante também tem um projeto de desenvolvimento de um “carro voador“.
Com a fundação da Airship do Brasil (ADB), em São Carlos, no ano de 2005, o país passou a ser uma nação construtora de dirigíveis.
Localizada em Duque de Caxias (RJ), a Stella Tecnologia está focada na produção de aeronaves não tripuladas (drones). Sua fundação ocorreu em 2015.
A CNN informa que a Helibras é a principal fornecedora de helicópteros para as Forças Armadas brasileiras. Ela foi fundada em São José dos Campos (SP), em 1978, e atualmente está operando em Itajubá (MG).
Na Bahia, em Feira de Santana, a Paradise Indústria Aeronáutica, produz aviões experimentais desde 2001. Seu foco é no mercado externo. Nos Estados Unidos, a companhia recebeu um prêmio de melhor empresa do ano na área de aviação em 2010. Em seu catálogo constam cinco tipos diferentes de aeronaves ultraleves.
Temos algum projeto totalmente nacional produzindo veículos ?