Helicópteros, drones e até dirigíveis: os produtores brasileiros de aeronaves vão além da Embraer

Conheça sete outras fabricantes de aeronaves que estão espalhadas em quatro estados do Brasil
-Publicidade-
Foto: Divulgação/Embraer
Foto: Divulgação/Embraer

Além do gigante Embraer, o Brasil tem outras companhias fabricando aeronaves e drones. Ao menos quatro delas estão no interior de São Paulo e existem empresas produzindo no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Avião
Foto: Divulgação/Scoda SuperPetrel

Em Ipeúna (SP), a Scoda Aeronáutica constrói aeronaves desde 1997. Além do mercado brasileiro, suas vendas já chegaram aos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e diversos países europeus. O principal produto é o avião anfíbio Super Petrel LS — uma atualização do Hydroplum II, desenvolvido originalmente na França.

-Publicidade-
Foto: Divulgação/Octans Cygnus

Com base em São João da Boa Vista (SP), a Octans Aircraft está certificando seu monomotor Cygnus. De 2002 a 2015, a companhia produziu 240 aeronaves experimentais.

Foto: Divulgação/ACS Sora

Segundo a CNN, o primeiro avião elétrico projetado no Brasil foi feito em 2015 pela ACS Aviation, em São José dos Campos (SP). O principal produto da empresa é o monomotor Sora-100, mas ela também presta serviços de engenharia e produz componentes para o setor aeroespacial. De acordo com a CNN, a fabricante também tem um projeto de desenvolvimento de um “carro voador“.

Com a fundação da Airship do Brasil (ADB), em São Carlos, no ano de 2005, o país passou a ser uma nação construtora de dirigíveis.

Drone
Foto: Divulgação/StellaTecnologia Atoba

Localizada em Duque de Caxias (RJ), a Stella Tecnologia está focada na produção de aeronaves não tripuladas (drones). Sua fundação ocorreu em 2015.

Foto: Divulgação/Helibras H225M

A CNN informa que a Helibras é a principal fornecedora de helicópteros para as Forças Armadas brasileiras. Ela foi fundada em São José dos Campos (SP), em 1978, e atualmente está operando em Itajubá (MG).

avião
Foto: Divulgação/Paradise P2NG

Na Bahia, em Feira de Santana, a Paradise Indústria Aeronáutica, produz aviões experimentais desde 2001. Seu foco é no mercado externo. Nos Estados Unidos, a companhia recebeu um prêmio de melhor empresa do ano na área de aviação em 2010. Em seu catálogo constam cinco tipos diferentes de aeronaves ultraleves.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site