A Justiça Federal do Espírito Santo determinou a suspensão do Telegram no Brasil. Para adotar tal medida, o Poder Judiciário alegou que o aplicativo de mensagens não entregou para a Polícia Federal (PF) todos os dados solicitados sobre grupos neonazistas.
A PF afirma, segundo o site G1, que enviará ainda nesta quarta-feira, 26, ofícios ao Google e à Apple para que retirem o acesso ao aplicativo de suas lojas virtuais. A corporação também deverá encaminhar documento com a decisão para as operadoras de telefonia celular no país.
Até o momento, a equipe responsável pelo Telegram no Brasil não se posicionou.
Apesar da decisão da Justiça Federal, o app seguia ativo até às 15h40 desta quarta-feira — tanto na Play Store quanto na Apple Store, lojas virtuais dos sistemas operacionais de Google e Apple, respectivamente.
A decisão pela suspensão do aplicativo é em decorrência de investigações relacionadas aos ataques ocorridos em novembro de 2022 em duas escolas de Aracruz, no Espírito Santo. Na ocasião, quatro pessoas foram mortas e 13 ficaram feridas. De acordo com a PF, o responsável pelo crime usava a plataforma para participar de grupos antissemitas.
PF pediu acesso a grupos do Telegram
“Observou a autoridade policial que o menor infrator era integrante de grupos de Telegram de compartilhamento de material de extremismo ideológico, cuja divulgação de tutoriais de assassinato, vídeos de mortes violentas, tutoriais de fabricação de artefatos explosivos, de promoção de ódio a minorias e ideais neonazistas”, afirma a PF em trecho do documento em que pediu a quebra do sigilo telemático do responsável pelo crime em Aracruz.
A censura não resolve nada.
Piora inclusive os ânimos dos brasileiros.
Passarão a frequentar as ruas em protestos.
O Gulag tupiniquim está só começando.
A “justiça” brasileira agindo em conformidade com o manual ditatorial.
Neste momento estou indo aqui na esquina de casa para me reunir com terroristas e outros “istas”.
Responsabilizar um meio de comunicação por crimes cometidos por terceiros e o mesmo que comer abóbora imaginando ser picanha.
Pois então que todos os que forem prejudicados, inclusive o telegran, processem o aprendiz de ditador.
Considerando o que está por vir, acredito que essas plataformas vão deixar o pais e, como sonsequência, mais desempregados
O judiciário quer que todos cumpram a lei que eles não cumprem !
Sabendo que o Whatsapp é da Meta (declaradamente esquerdista), e, por isso, há
muito tempo já restringe a liberdade de expressão de quem tem opiniões diferentes da esquerda, os líderes da direita conservadora têm o Telegram como um dos seus principais meios para se comunicar com seu público, inclusive para desmentir as falácias comunistas, por ser o Telegram uma plataforma que respeita muito mais a liberdade de expressão de seus usuários. Então, alguém tem alguma dúvida de a justificativa para essa CENSURA é apenas um subterfúgio pra calar a direita conservadora?
Porque eles não pedem para tirar do ar todos números que estão envolvidos no caso e quem tem contato neste grupo dos números ?
Deixa eu adivinhar !
Ah é porque eles querem censurar o Telegram !!!!
E olha que a lei da Censura ainda nem foi aprovada.
Calar o povo…esse é o objetivo, sejam claros…
Quer dizer que fico sem meu grupo de trabalho porque a PF não quer ir atrás dos neonazistas. Isso está mais para pretexto para tirar do ar por não se submeterem às condições esdrúxulas desse país
VIVA A CENSURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
UÉ, SE A PF SABIA DE TUDO ISSO PRECISAVA AINDA QUEBRAR O TELEGRAM? TA MAIS PRA CENSURA MESMO!