publicidade
Tecnologia

Kawasaki anuncia 'cavalo robô' movido a hidrogênio

A novidade ainda é conceito, mas promete colocar a montadora numa nova era

Corleo, o quadrupede robô | Foto: Reprodução/Kawasaki

Os fãs das trilhas mais ousadas podem ganhar uma nova ferramenta para pilotar em terrenos acidentados. Gigante da fabricação de motocicletas, a Kawasaki anunciou a criação de um veículo com os mesmos princípios de mobilidade de um cavalo: um robô quadrúpede.

+ Leia mais notícias de Curiosamente e desvende um mundo escondido

Receba nossas atualizações

A Kawasaki apresentou o projeto do cavalo robô na Expo Osaka-Kansai 2025, no Japão, seu país de origem. A empresa deu ao modelo o nome de Corleo, que aparece em um vídeo institucional ilustrativo.

Os motores do cavalo robô

De acordo com a montadora, o Corleo contará com um motor de 150 cc. A energia virá do hidrogênio, que será distribuída para motores instalados em cada uma das quatro patas.
A distribuição das partes é organizada em unidades traseiras e dianteiras independentes.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Nas extremidades, cascos de borracha antiderrapantes, com uma fenda — como os do animal que inspirou a máquina. Contudo, não há rabo nem pescoço, apesar de a dianteira ter traços com um design que transita entre uma moto do tipo Ninja — sucesso da marca — e a cabeça de um animal.

Por se mover com quatro patas mecânicas, o robô deve ter estabilidade apropriada para todos os tipos de terreno. Além disso, contará com equipamentos de navegação, que indicarão rota, posição e autonomia disponível.

A marca também promete uma função curiosa: o robô será capaz de projetar marcadores digitais na superfície da estrada à noite, para orientar o caminho — a ferramenta lembra a visão noturna dos cavalos reais.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade