A maior startup da América Latina, a mexicana Kavak está reduzindo as operações em São Paulo e no Rio de Janeiro, os dois principais mercados no Brasil. Ao menos 150 funcionários foram demitidos desde março nas duas cidades, segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo de quarta-feira 8.
A Kavak é uma companhia com uma proposta inovadora, tendo como sua principal aliada a tecnologia do mercado de venda e compra de veículos seminovos. Segundo ex-funcionários, os desligamentos aconteceram por causa do mau desempenho do negócio.
Nesta semana, a loja de automóveis em Nova América, no Rio de Janeiro, demitiu entre 40 e 50 funcionários de diferentes departamentos. Mais cortes ocorreram em outras unidades da cidade, chegado a cem pessoas.
A Kavak chegou ao Rio no começo deste ano, com planos de investir R$ 550 milhões e ter um inventário de 4 mil veículos na região fluminense. A estreia da operação começou com cem funcionários, com meta de mil pessoas contratadas até o fim deste ano.
Em São Paulo, onde a Kavak começou as operações em julho de 2021, mais de 50 funcionários foram desligados desde o início do ano.
A Kavak chegou ao Brasil com planos de investir R$ 2,5 bilhões no país. À época, a startup iniciou as atividades com 2,5 mil veículos com até dez anos de uso em estoque, seis lojas em São Paulo e 500 funcionários.
Apesar da remodelação nas duas cidades, em 4 de junho, a Kavak abriu operações em Belo Horizonte (MG).
Tipo uma pirâmide, só que com nome diferente…
Existe a fase Startup, que é feita com o dinheiro dos outros, onde tudo é festa e todas as pessoas são felizes e se amam verdadeiramente.
Existe a fase Startdown, que ocorre quando acaba o dinheiro dos outros, onde o clima é de velório e todas as pessoas ficam tristes e mostram que não se amavam tanto assim.
Disse tudo. Perfeito!