O presidente da Argentina, Javier Milei, está determinado a transformar o país em um centro global de inteligência artificial (IA). O chefe do conselho de assessores econômicos do libertário, Demian Reidel, divulgou informação em entrevista ao jornal britânico Financial Times. O conteúdo foi publicado nesta terça-feira, 11.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A Argentina pretende atrair investimentos tecnológicos. Para conseguir esse capital, Milei e Reidel viajaram aos Estados Unidos em maio. Eles se reuniram com executivos-chefes de big techs, como Sam Altman, da OpenAI; e Tim Cook, da Apple.
Encontros estratégicos de Milei com investidores
Além disso, os dois políticos argentinos organizaram uma cúpula com investidores de IA. Milei também se reuniu duas vezes com Elon Musk, proprietário da Tesla, da SpaceX e da rede social Twitter/X.
Durante a entrevista ao Financial Times, Reidel mencionou que os encontros não tinham o objetivo de “tirar uma foto”, mas discutir investimentos e regulamentações favoráveis.
Leia mais:
O Financial Times destaca que outros governos latino-americanos também estão competindo para se tornar o centro regional de IA.
Desafios econômicos e políticos para a implantação da inteligência artificial na Argentina
Ignacio Labaqui, analista sênior da Medley Global Advisors, afirmou ao Financial Times que, antes de investir, as empresas de tecnologia precisam ver a Argentina de perto.
Além disso, Milei deve aprovar reformas econômicas de longo prazo. Labaqui ressaltou que este processo está apenas começando e requer cautela.
E o Brasil poderá ser no máximo o centro global dos produtores de oliveiras que dão uvas.