Um satélite da Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) registrou uma fotografia intrigante, em que o Sol aparece “sorrindo”. Os “olhos” e a “boca” vistos na imagem são buracos coronais — áreas escuras e frias que permitem a saída de material da coroa solar para o espaço.
A foto foi tirada na manhã de terça-feira 25 pelo Solar Dynamics Observatory. A sonda, enviada ao espaço pela Nasa em 2010, tem o objetivo de estudar a atividade solar e sua influência para a Terra.
Say cheese! 📸
Today, NASA’s Solar Dynamics Observatory caught the Sun "smiling." Seen in ultraviolet light, these dark patches on the Sun are known as coronal holes and are regions where fast solar wind gushes out into space. pic.twitter.com/hVRXaN7Z31
— NASA Sun & Space (@NASASun) October 26, 2022
Quando o Sol aumenta sua atividade magnética, ocorrem tempestades solares que podem prejudicar sistemas de telecomunicações. Esse fenômeno também é responsável pela formação de auroras na Terra, que resultam da interação entre as partículas dos ventos solares e dos gases atmosféricos.
Além do Sol ‘sorrindo’
No início deste mês, a Nasa investigou um objeto misterioso que ficou preso ao Ingenuity, helicóptero da agência espacial norte-americana usado em Marte. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um pequeno pedaço de detrito colado em uma parte da aeronave.
There's something on your foot, #MarsHelicopter! 👀
We’re looking into a bit of debris that ended up on Ingenuity's foot during its latest aerial commute. As shown in the GIF, it eventually came off and did not impact a successful Flight 33. https://t.co/S78Chpo2uO pic.twitter.com/oFnRUBy4aq— NASA JPL (@NASAJPL) October 1, 2022
As imagens foram registradas no 33º voo do Ingenuity, quando o helicóptero estava explorando a região da cratera Jazero. O incidente mostra algo semelhante a um plástico enganchado no pé da aeronave. A Nasa qualificou o objeto como um “FOD” — sigla em inglês para Foreign Object Debris (Detrito de Objeto Estranho). O termo é usado na aviação para se referir a qualquer partícula ou substância estranha capaz de causar danos a uma aeronave.