Nasa extrai oxigênio respirável em Marte

É a primeira extração de um recurso natural de outro planeta para uso de humanos

-Publicidade-
Moxie sendo instalado dentro do jipe científico Perseverance, que pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021
Moxie sendo instalado dentro do jipe científico Perseverance, que pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021 | Foto: Divulgação/NASA/JPL-Caltech

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, em inglês) anunciou que conseguiu converter dióxido de carbono da atmosfera de Marte em oxigênio puro e respirável, em sua missão mais recente ao Planeta Vermelho. O feito é inédito.

A extração de oxigênio foi feita na terça-feira, 20, por um dispositivo experimental do tamanho de uma torradeira, localizado dentro do jipe científico Perseverance, que está em Marte desde 18 de fevereiro.

O Moxie, abreviação de Experimento de Utilização de Recurso de Oxigênio Marciano In-Situ, produziu cerca de 5 gramas de oxigênio, que equivalem a dez minutos de ar respirável para um astronauta realizando atividades normais. A extração foi realizada por eletrólise, que utiliza calor extremo (800 graus Celsius) para separar os átomos de oxigênio das moléculas de dióxido de carbono (aproximadamente 95% da atmosfera do planeta). O Moxie foi desenhado para produzir até dez gramas de oxigênio por hora.

-Publicidade-

Leia também: “Helicóptero da Nasa realiza primeiro voo em Marte”

De acordo com a diretora de demonstrações tecnológicas do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, Trudy Kortes, “o Moxie não é só o primeiro instrumento a produzir oxigênio em outro mundo. Ele também é a primeira tecnologia deste tipo que ajudará missões futuras a ‘viver dos frutos da terra’ de outro planeta, utilizando elementos do ambiente de outro mundo”.

Leia também: “Nos encontramos em Marte”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 29 da Revista Oeste

Com informações da Agência Brasil

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.