A Nasa lançou nesta quarta-feira, 24, uma missão espacial que tem como objetivo colidir com um asteroide.
A sonda Dart foi lançada da Terra e vai se chocar com um asteroide a uma velocidade aproximada de 25 mil quilômetros por hora, o suficiente para alterar a trajetória dele.
A decolagem foi feita por meio de um foguete SpaceX Falcon 9, que partiu da Base da Força Espacial de Vanderberg, na Califórnia, por volta das 3h20 (pelo horário de Brasília).
Relacionadas
O alvo da missão é Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos, próximo da Terra. Esta será a primeira demonstração em grande escala do uso desse tipo de tecnologia pela Nasa para defender o planeta de possíveis ameaças externas.
Também será a primeira vez que os humanos tentam alterar diretamente a dinâmica de um corpo dos sistema solar de forma mensurável.
A chegada da missão espacial ao seu destino está programada para setembro de 2022. Segundo a Nasa, o impacto será tão intenso que deve provocar a primeira chuva de meteororos causada pela ação humana.
Relacionadas
A agência espacial norte-americana esclareceu ainda que se trata apenas de um teste. De acordo com a Nasa, pelo menos nos próximos 100 anos, nenhum asteroide capaz de causar eventuais estragos chegará perto da Terra.
Asteroid Dimorphos: we’re coming for you!
Riding a @SpaceX Falcon 9 rocket, our #DARTMission blasted off at 1:21am EST (06:21 UTC), launching the world’s first mission to test asteroid-deflecting technology. pic.twitter.com/FRj1hMyzgH
— NASA (@NASA) November 24, 2021
Enviem um certo petista que ele desvia tudo com facilidade e ainda sai ileso!
Poderiam lançar um pra cair no congresso e no stf….
creio que eu não causará nem cossegas