A Netflix — plataforma de streaming norte-americana — anunciou no domingo 6 que suspendeu os serviços na Rússia. A medida foi adotada por causa da invasão russa à Ucrânia.
“Devido às circunstâncias, nós decidimos por suspender nosso serviço na Rússia”, informou a empresa.
Anteriormente, o gigante do streaming já havia se juntado a outras empresas que aderiram às sanções econômicas ao país.
No começo do mês, a Netflix interrompeu produções originais russas e a compra de filmes e séries da Rússia.
A empresa tinha quatro originais russos em andamento, incluindo uma série de suspense policial chamada Zoto, dirigida por Dasha Zhuk, que estava sendo filmada e foi suspensa.
A produção foi a segunda série original da Netflix filmada na Rússia, depois de Anna K, que terminou no ano passado.
Depois da Netflix, o TikTok
Também no domingo, a rede social chinesa TikTok afirmou que vai interromper a publicação de vídeos vindos da Rússia. A decisão responde à uma nova lei imposta por Vladimir Putin, que censura os russos por chamarem o conflito de guerra.
Facebook e Twitter estão bloqueados no país desde a sanção dessa nova lei, na sexta-feira 4, que impõe 15 anos de prisão como punição.
Impressionante como o status quo ocidental simplesmente cancelou o povo russo (diferente do GOVERNO russo). Com isso, os russos serão obrigados a buscar serviços alternativos, como o chines ‘CIPS’ como alternativa ao ‘swift’ e assim devem seguir em outros serviços bancários, entretenimento, serviços… Até a Suíssa, que NUNCA se meteu nas guerras modernas (a 1ª ou a terrível 2ª G Mundial). Ou será que esse é o plano, dar uma ‘forcinha’ pros russos e chineses se unirem ainda mais?
Eu já cancelei minha assinatura na netflix , assino agora o Brasilparalelo . Mil vezes melhor .
Fiz o mesmo, Jessé.