O DVD (Digital Video Disc) surgiu no Japão em novembro de 1996. Completa, portanto, seu 25° aniversário. O disquinho brilhante veio para substituir a fita VHS com muitas vantagens: som e imagem digitais, tela widescreen, trilha sonora multicanal, “extras” com bastidores, trailers, possibilidade de assistir no computador, etc. Em pouco tempo, os disquinhos dominaram o mercado. Com a evolução da tecnologia de entretenimento, envelheceram em pouco tempo.
Em 2006, o Blu-ray chegou ao mercado com muito mais capacidade de armazenamento e alta definição de imagem e som. Mas muito em breve o novo disquinho também estava ultrapassado por dois fatores: o surgimento do streaming e a padronização de imagem 4K.
Relacionadas
E, 25 anos depois, os velhos DVDs ainda estão à venda. Alguns nostálgicos ainda se apegam à mídia. Ela ainda representa a posse de um título. Afinal, um filme/série/show pode sumir de um momento para o outro nos serviços de streaming. Mas nem essa posse é segura. A vida útil de um DVD costuma durar de dez a 20 anos em média.
Este vídeo de propaganda (em inglês) mostra o impacto causado pela chegada dos DVDs:
Nada como ter seu filme ou show favorito, sem depender de empresas de streaming!
Realmente não é bem assim como o descrito no artigo. Peço, por favor, a leitura do resumo sobre o novo DVD no link abaixo:
Em tempo, a durabilidade dos CDs e DVDs está diretamente ligada aos cuidados nos seus manuseios, tipo de estocagem provida para os mesmos e, a estabilidade físico-química da película onde a informação foi registrada e NUNCA ao número de vezes que essa mídia foi ‘tocada’ !!
Por algum motivo o link prometido foi acidentalmente suprimido. Ei-lo:
https://ui.adsabs.harvard.edu/abs/1999ASPC..184..329M/abstract
Fechei uma locadora há 10 anos e não vendi os DVDs, tenho cerca de 6 mil, destes ainda não assisti uns 1.500. Todos super conservados em capinhas com luvas, sem nenhum risco ou defeitos.
A mídia dura menos quando usada, por isso tem vida mais longa se guardadas adequadamente.
Meu acervo é melhor do que qualquer streaming, pois tenho raridades e filmes de qualidade, premiados mundialmente.
Tô pensando em vender.([email protected])
O DVD é uma tecnologia forte, que ainda estará por aí nas próximas décadas. Pode ter sido abandonada pelo mainstream do mercado, que precisa dar retorno às pesquisas de novas tecnologias, mas o DVD não perderá seu valor.
Na frança, por exemplo, há um grande projeto de reprodução de CD e DVD para prolongar o prazo de armazenamento de grandes bases de dados nessas mídias, que é considerado ser de 10 anos, fisicamente.
O Fax ainda é dominante no Japão e o e-mail ainda é forte nos EUA.