A produção global de smartphones foi de 307 milhões de aparelhos no segundo trimestre de 2021, o que representa uma queda de 11% em comparação aos primeiros três meses do ano. Segundo relatório da TrendForce, empresa de pesquisa de mercado, o recuo é consequência dos surtos de covid-19 em países do sudeste asiático, como Vietnã e China, que afetaram tanto a demanda quanto a produção de celulares.
Leia mais: “Bots dominam o atendimento automatizado”
Mas, na comparação entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período do ano passado — quando a pandemia começou — foi registrado um crescimento de 18% na produção. Nos seis primeiros meses desse ano foram produzidos 652 milhões de unidades de smartphones em todo o mundo.
Leia também: “Irlanda multa WhatsApp em R$ 1,3 bilhão por violar proteção de dados”
Ranking da produção
A Samsung continua como a maior fabricante de dispositivos móveis do mundo. Durante o segundo trimestre de 2021, foram produzidos 58,5 milhões de smartphones — volume 23% menor em relação aos três primeiros do ano.
Leia: “Apple responderá processos por violação de privacidade”
As marcas chinesas OPPO e a Xiaomi ficaram empatadas no segundo lugar do ranking mundial. Na sequência, aparece a Apple, que registrou queda na produção devido a fase de transição entre o lançamento do iPhone 12 e o próximo lançamento do iPhone 13.