Um novo tipo de iniciativa habitacional que está sendo lançada em Nova York vai tentar resolver dois grandes problemas que os Estados Unidos enfrentam atualmente: a necessidade de implantar tecnologias de energia limpa de forma mais ampla e a falta de acesso generalizado de internet de alta velocidade para residentes de baixa renda, é o que conta uma reportagem do portal Axios.
Cerca de 24 edifícios no Leste de Nova York farão parte da iniciativa. A ideia, liderada pelo Workforce Housing Group — uma organização de desenvolvimento de moradias populares sediada em Nova York —, é que esses prédios capitalizem na economia de custos da energia solar para levar internet de banda larga e acesso wi-fi a moradores que não teriam condições de pagar pelo serviço de outra maneira.
Leia também: “Chile inaugura 1ª usina de energia termossolar da América Latina”
O projeto está sendo financiado pelo NY Green Bank e pelo New York State Housing Finance Agency. Um empréstimo vai cobrir os custos iniciais da instalação, cujos pagamentos serão compensados pela economia de energia esperada nas contas de consumo. Economias adicionais com a geração de energia solar iriam para o fornecimento gratuito de wi-fi gratuito e conexões de banda larga de alta velocidade para os moradores.
“Esperamos que esta estrutura inovadora sirva de modelo para novas parcerias com agências de financiamento habitacional e incorporadoras de moradias populares, à medida em que continuarmos avançando na transição energética equitativa do estado de Nova York”, afirmou o presidente interino do NY Green Bank, Andrew Kessler, em comunicado.
Leia também: “Microsoft inaugura ‘escritório do futuro’ em Israel”
Sei que a pandemia travou muitos projetos que o governo Bolsonaro pretendia fazer . Entretanto não vejo o governo mirando como deveria em implantar a enegia limpa nesse pais. Que o que não falta em nosso território nacional é Sol e Vento. Dominar a tecnologia Fotovoltaica deveria ser uma das prioriddas do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Ciência, tecnologia e inovações.
Prezado Paulo, além de todos no governo estarem se defendendo dos ataques orquestrados pelos estrangeiros com as traições da imprensa venal, parlamentares, STF, artistas, reitores e docentes, além de outros segmentos para a desestabilização do governo de forma que permita o retorno da esquerda corrupta e marginal ao poder, o Brasil vem desenvolvendo sim a utilização da energia solar:
“projeto piloto do programa de eficiência dos gastos no Ministério da Defesa, o “Sistema Fotovoltaico com otimização de Potência de 528 kWp”, já está em funcionamento e vem gerando energia renovável e limpa, além de proporcionar economia de recursos financeiros. É a primeira usina solar fotovoltaica na Esplanada dos Ministérios.”