publicidade
Tecnologia

Provedores de internet explicam como o Twitter/X 'driblou' o bloqueio no Brasil

Rede social passou a utilizar um serviço que age como 'escudo' para proteger seus servidores

O Twitter/X, de Elon Musk, não cumpriu as ordens do ministro Alexandre de Moraes de censurar perfis que ele considera ‘antidemocráticos’ | Foto: Pexels
O Twitter/X, de Elon Musk, não cumpriu as ordens do ministro Alexandre de Moraes de censurar perfis que ele considera ‘antidemocráticos’ | Foto: Reprodução/Pexels

Nesta quarta-feira, 18, usuários brasileiros voltaram a ter acesso ao Twitter/X. Isso põe abaixo a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o bloqueio da rede social no país. Provedores de internet, responsáveis pelo bloqueio, afirmam que uma atualização na plataforma dificultou a restrição.

O Twitter/X, de Elon Musk, passou a utilizar um serviço que age como “escudo” para proteger seus servidores. Conforme os provedores de internet, uma das empresas contratadas para essa proteção é a Cloudflare, que também oferece serviços para grandes empresas brasileiras, incluindo bancos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Ao redirecionar o tráfego do Twitter/X por novas rotas, o serviço cria barreiras para o bloqueio do acesso à rede social, mesmo com a ordem judicial, dizem representantes da Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).

“O X passou a funcionar com um novo software, que não está mais usando os IPs da rede social, mas da Cloudflare”, disse Basílio Rodríguez Perez, conselheiro da Abrint, ao jornal O Globo. “Não é uma coisa simples de bloquear. Eles fizeram uma modificação para tornar o bloqueio muito mais difícil.”

Twitter/X é suspenso no Brasil
Twitter/X é suspenso no Brasil por determinação do ministro do Superior Tribunal Federal Alexandre de Moraes, depois de a empresa não cumprir intimação | Foto: Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Os desafios para bloquear o Twitter/X

Basílio Rodríguez Perez ressalta que é “quase impossível” bloquear o Cloudflare sem restringir “uma série de serviços legítimos e necessários” que utilizam o serviço.

Desde que a mudança no registro do Twitter/X ocorreu, os provedores estão em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para entender como realizar o bloqueio da rede, porque o IP registrado passou a ser o da Cloudflare.

Proxy reverso, o algoz dos provedores de internet

O mecanismo usado pela empresa é chamado de proxy reverso, frequentemente utilizado para aumentar a segurança de aplicativos e sites.

“Um proxy reverso, como o oferecido pela Cloudflare, funciona como um intermediário que gerencia o tráfego da internet entre os usuários e o servidor de um site”, explica Pedro Diógenes, diretor técnico para a América Latina na empresa de tecnologia CLM, ao Globo.

Ele não só melhora a segurança e a velocidade do site, mas também permite mascarar o IP real do servidor, de maneira a mostrar apenas o IP do proxy.

Ao usar um proxy reverso, como os oferecidos pela Cloudflare, o Twitter/X conseguiu “mascarar” o IP real do servidor, explica Diógenes. Ele afirma que o serviço é usado de forma legítima, por grandes companhias, para proteger os servidores originais de ataques diretos. “Em outras palavras, é como uma barreira invisível que protege a infraestrutura sem impactar a experiência dos usuários”, acrescenta o especialista.

9 comentários
  1. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Missão dada Missão Cumprida, Perdeu Mane , Cala Bica já Morreu….

  2. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Acho q o caminhonete mesmo impeachment. Presos politicos, julgamentos nao jndividualizados, atropelos dos textos Constitucionais….isso deve ser rechaçado pelo Senado. Alô Senado.

  3. Luís Gustavo Romanini
    Luís Gustavo Romanini

    Pois então… o xandinho não aprendeu na escola que, se você gosta dos seus dentes, não se cria caso com alguém maior do que você? E ele ainda logo mais não poderá mais visitar o Mickey… que fase, hein?

  4. Lrc
    Lrc

    É como pretender o fluxo de um rio com a palma da mão…. NÃO CONSEGUE

    1. Oldair Dorigon Bianco
      Oldair Dorigon Bianco

      Xandão não passa de um cu de cachorro. Igual esses velhacos que mandam nele.

      1. MNJM
        MNJM

        Golpe de mestre. Viva a liberdade de expressão assegurada pela Constituição.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade