A startup Orbital Assembly Corporation, empresa de construção espacial dirigida por ex-funcionários da Nasa, divulgou novidades sobre o hotel de luxo com gravidade simulada que pretende construir no espaço. Batizado de Estação Espacial Voyager (VSS), o negócio tem previsão de entrar em operação em 2027. E já é possível efetuar reservas.
Em comunicado à imprensa, a Orbital informou que está evoluindo no desenvolvimento da tecnologia necessária para a construção do empreendimento e realizou uma demonstração no sábado 21, em sua sede, na Califórnia. A startup está desenvolvendo robôs semiautônomos, que montarão no espaço a estrutura do hotel.
“Hoje alcançamos nosso marco na validação da Demonstração Robô de Montagem de Treliças Estruturais (DSTAR)”, afirmou, em nota, o diretor de operações e vice-presidente de habitação da Orbital Assembly, Tim Alatorre. “Assistir ao DSTAR montar a estrutura de treliça de 6 toneladas e se expandir para o comprimento de um campo de futebol, como será no espaço, foi uma emoção para todos.”
We’re still reveling in our DSTAR demo and facility opening event at the new Fontana, CA production facility. Here’s our team celebrating the official opening and Watching the DSTAR assemble the six-ton truss framework. #space #lowgravity # pic.twitter.com/01tKwCmWc5
— Orbital Assembly Corporation (@OACspace) June 24, 2021
A startup prevê o lançamento de sua primeira missão em 2023. Nela, o PSTAR (Protótipo do Robô de Demonstração de Montagem de Treliças Estruturais) montará uma treliça de 52 metros em círculo para formar um protótipo, em forma de anel, para o hotel espacial. Dentro do círculo, quatro módulos de propulsão a bordo usarão o empuxo para girar o anel, noticia o site Olhar Digital.
A companhia planeja que o hotel, com capacidade para acomodar até 400 hóspedes, esteja operacional até 2027. O local terá suítes, vilas luxuosas com cozinha, spa, academias, restaurantes, bares e até um local para shows. O empreendimento também vai receber agências espaciais que estejam realizando experiências de baixa gravidade.
Leia também: “E tem início a colonização do espaço”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na edição 66 da Revista Oeste
Elysium! Acho que esse sempre foi o real objetivo da exploração espacial: criar uma rota de fuga para quem puder pagar. Isso aqui, em menos de 50 anos, vai estar insuportável.