O robô Zhurong, da missão espacial da China em Marte, desceu neste sábado, 22, de sua plataforma de pouso e tocou o solo do planeta vermelho, segundo informações divulgadas pela Administração Espacial Nacional do país asiático.
A descida ocorreu por volta das 10h40 (23h40 de sexta-feira 21, pelo horário de Brasília). De acordo com a Associated Press, a exploração deve durar 90 dias, e o robô vai capturar imagens, coletar dados geográficos e recolher e analisar amostras de rochas.
Leia mais: “‘Cidade do futuro’ projetada em Marte, Nüwa seria autossustentável e abrigaria 250 mil pessoas”
A sonda chinesa Tianwen-1, que levava o Zhurong, foi lançada em julho do ano passado e se transformou em um marco do programa espacial do país. O pouso em Marte ocorreu há uma semana em uma vasta planície de lava da região norte do planeta, conhecida como Utopia Planitia. As primeiras imagens da superfície foram transmitidas alguns dias depois.
Leia mais: “Robô da Nasa pousa em Marte em busca de sinais de vida”
O robô chinês enviado a Marte tem seis rodas, 240 quilos e é impulsionado por energia solar. Além da China, apenas os Estados Unidos já operaram esse tipo de veículo de exploração no planeta vermelho.
Leia também: “Nos encontramos em Marte”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 29 da Revista Oeste
Já f. com outro planeta!
A China em Marte, essa ideia me encanta.