O aplicativo Uber divulgou, na segunda-feira 19, a expansão de seus testes de gravação de vídeo para as cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Por meio de um app parceiro, motoristas dessas duas capitais poderão gravar as corridas em seu celular quando desejarem.
O objetivo é dar mais segurança para as viagens. “Desde que o Uber definiu, em âmbito global, segurança como sua prioridade, temos continuamente buscado testar novas tecnologias que nos ajudem a avançar nesse tema”, afirmou a diretora-geral do Uber no Brasil, Claudia Woods, em comunicado.
O projeto-piloto foi anunciado em fevereiro, em Aracaju (SE). Depois, expandiu-se para outras onze cidades de todo o país, incluindo Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS). Não há previsão de lançamento definitivo do recurso.
Privacidade
De acordo com o Uber, os vídeos gravados ficarão criptografados no celular, sem que ninguém possa acessá-los. Nem o próprio motorista poderá assistir ao vídeo, pois não possuirá a chave da criptografia. A empresa terceira, parceira do aplicativo, “terá acesso apenas às informações básicas do usuário e data/horário da gravação, sem nenhum dado sobre usuários, pontos de embarque e desembarque, etc.”.
Leia também: “Uber nos EUA registra recorde de viagens, mas faltam motoristas”
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo