Sinal da rede 5G é ativado em São Paulo

Capital é a quinta cidade do país a receber a tecnologia
-Publicidade-
A cidade terá uma cobertura de 25% na área urbana inicialmente
A cidade terá uma cobertura de 25% na área urbana inicialmente | Foto: Rodrigo Argenton/Wikimedia Commons

São Paulo é a quinta cidade brasileira a receber a internet de alta velocidade 5G. O sinal foi ativado nesta quinta-feira, 4, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Pelas regras do edital do leilão do 5G, realizado no ano passado, as operadoras precisariam instalar uma antena a cada 100 mil habitantes no início das operações. Dessa forma, Tim, Claro e Vivo deveriam ativar cerca de 460 estações até o fim de setembro em São Paulo. Segundo a Anatel, por sua vez, até o início da semana a agência já recebeu mais de 1,3 mil pedidos de licenciamento, quase o triplo do total de antenas que deverão ser instaladas na capital paulista neste ano.

Dessa forma, o grupo da Anatel estima uma cobertura 5G em 25% da área urbana de São Paulo inicialmente.

-Publicidade-

Segundo a Anatel, a maior concentração de antenas está no Centro Histórico, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início do processo.

A ativação da tecnologia nas capitais estava originalmente prevista para acontecer até 31 de julho, mas o prazo foi prorrogado por mais 60 dias — possibilidade prevista no edital do 5G — em razão da escassez de equipamentos importados da China, usados para barrar interferência do 5G com outros sinais de telecomunicação.

A ativação do sinal na capital paulista foi precedida de Brasília, que marcou a estreia da tecnologia, em 6 de julho, João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.