No que depender do bilionário Elon Musk, empresário norte-americano considerado um dos homens mais ricos do mundo, o público brasileiro contará em breve com mais uma opção de fornecedora de banda larga. Empresa criada por ele e que atua na área de internet por meio de satélite, a Starlink já conta com dois CNPJs ativos no país.
Leia mais: “Nasa e SpaceX fecham acordo para construção espacial na órbita da Lua”
A descoberta sobre investimento de Musk e equipe no Brasil foi feita pela equipe do site Tecnoblog. De acordo com o veículo de comunicação, a empresa Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda. foi registrada ainda em dezembro do ano passado, com telecomunicações por satélite aparecendo como sua atividade principal. Há, ainda, o registro ativo da Starlink Brazil Holding Ltda.
Nos dois casos, conforme apurou o Tecnoblog, figura o nome de Vitor James Urner. No primeiro CNPJ, ele é anunciado como sócio. No segundo, a função oficial dele é a de representante legal e procurador. Em contato com a reportagem do site, ele admitiu que representa a empresa de Elon Musk no Brasil, mas não sabe quais são os reais objetivos da companhia com os registros dos CNPJs no país.
Autorização pendente para a Starlink
Apesar de contar com CNPJs ativos, a Starlink não pode, ao menos por enquanto, oferecer serviço de internet de banda larga por satélite no Brasil. Tal ação só poderá ocorrer mediante aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Enquanto isso, endereços físicos brasileiros já são permitidos em site de pré-venda da companhia.
Vamos aguardar, porque só tem porcaria funcionando.
Ótimo