O Telegram voltou a funcionar no Brasil na manhã deste domingo, 30. O retorno das funcionalidades do aplicativo de mensagens se dá depois de a Justiça Federal ter derrubado a suspensão que havia sido determinada na quarta-feira 26.
A derrubada da suspensão do app no país foi definida pelo Poder Judiciário no sábado 29, contudo, o serviço seguiu indisponível ao decorrer do dia.
Por meio de um aparelho celular com o sistema operacional Android, reportagem de Oeste conferiu que o serviço de envio e recebimento de mensagens pelo Telegram só foi reestabelecido neste domingo.
Com o fim da suspensão, a equipe do Telegram Brasil comemorou. “O juiz do recurso removeu o bloqueio e os usuários brasileiros podem desfrutar novamente da sua liberdade de comunicação de forma segura”, afirmou a empresa em postagem no Twitter.
Por que o Telegram chegou a ser suspenso no Brasil?
O Telegram teve a sua suspensão no Brasil imposta por determinação da Justiça Federal do Espírito Santo. O Judiciário acatou pedido da Polícia Federal, que acusou a plataforma de não compartilhar todos os dados solicitados sobre eventuais grupos neonazistas no âmbito das investigações da tragédia de Aracruz (ES). Em novembro do ano passado, duas escolas do município capixaba foram invadidas por um adolescente que matou quatro pessoas e deixou outras 13 feridas.
A justiça não tem “guts” para combater qualquer plataforma.
Quanto mais elas se recusarem de ser censuradas, mais a justiça vai perder.