Twitter libera pedido de verificação de contas após três anos

Contas precisam se enquadrar em categorias determinadas para conseguir o selo azul
-Publicidade-
Twitter: rede social volta a disponibilizar formulário de solicitação de verificação de contas
Twitter: rede social volta a disponibilizar formulário de solicitação de verificação de contas | Foto: Divulgação/Unsplash

Após mais de 3 anos de suspensão, o Twitter começou, nesta quarta-feira, 20, a liberar o formulário para solicitação de verificação de contas, que coloca um selo azul ao lado do nome do usuário. De acordo com a rede social, o selo “é uma forma de ajudar as pessoas a identificar contas autênticas de grande interesse público”.

Os pedidos de verificação foram pausados em 2017, quando a rede social foi criticada por contas de auto-proclamados supremacistas brancos terem recebido o selo. No ano seguinte, a plataforma retirou o formulário por tempo indeterminado. Nesse período, apesar de algumas contas terem sido verificadas pela plataforma, não havia a opção de solicitação do selo azul.

-Publicidade-

Apesar de a verificação poder ser requerida por qualquer pessoa, a conta precisa se encaixar em uma de seis categorias pré-estabelecidas: poder público; ativistas, organizadores e outros indivíduos influentes; empresas, marcas e organizações; entretenimento; esportes e jogos; jornalismo ou marcas e organizações sem fins lucrativos. De acordo com a plataforma, nos próximos meses, a lista deve ser ampliada para cientistas, acadêmicos e líderes religiosos. Hoje, há cerca de 360 mil contas verificadas pelo Twitter.

Como obter o selo azul

Para realizar a verificação da conta, é necessário ter o perfil completo — com nome, foto e imagem de capa configuradas —, e um e-mail ou número de telefone confirmado. A conta também precisa estar ativa e não pode ter sido bloqueada por 12 horas ou 7 dias por ter infringido as regras de comunidade nos últimos 12 meses (com exceção das apelações bem-sucedidas, conforme a central de ajuda da plataforma).

Cada uma das categorias possui critérios específicos para a concessão do selo e o processo pode demorar entre uma e quatro semanas. A avaliação é realizada por moderadores humanos, com uma pequena ajuda de ferramentas automatizadas, contou B Byrne, gerente de produtos do Twitter, durante coletiva de imprensa.

O usuário recebe a resposta por e-mail. Se não aceitar o resultado, pode voltar a pedir a verificação de sua conta em 30 dias. Não há limite para pedidos de reconsideração.

Leia também: “Renan quer blindar CPI de críticas de usuários do Twitter”

Com informações do portal G1

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site