Elon Musk decidiu fazer mais uma significativa mudança no Twitter/X, e, segundo a imprensa internacional, os usuários da rede social já estão furiosos com a decisão do empresário. Eles afirmam que o site agora está “mais confuso e menos amigável”.
Os links postados na plataforma da rede social agora não exibem mais títulos e descrições claramente abaixo da imagem de visualização. Na prática, isso significa que não há informações claras sobre aonde o link pode levar o usurário.
Reclamações dos usuários
A mudança provocou a reclamação de que não está mais claro quais postagens são links externos e quais são simplesmente imagens. Antes da mudança, os links postados no Twitter/X exibiam seu título e texto de visualização em uma caixa abaixo da imagem principal.
Porém, agora, os links aparecem no mesmo formato das imagens, sendo a única característica distintiva o endereço do link em um pequeno texto branco localizado no canto inferior esquerdo.
“Não consigo mais distinguir entre uma imagem e um link para um artigo. Por que isso mudou?”. Usuário do Twitter/X.
Outro internauta escreve que a mudança “realmente arruína a experiência do usuário”, acrescentando sobre os links: “Parece que alguém acabou de compartilhar uma imagem”.
Mudança prevista
A mudança na rede social já estava prevista desde agosto de 2023, quando Musk confirmou os planos. À época, ele escreveu: “Isso vem diretamente de mim. Melhorará muito a estética”.
Alguns usuários dizem que a mudança no Twitter/X foi idealizada a fim de fazer com que o internauta se mantenha no site por mais tempo, dificultando o acesso a links para outras plataformas.
Outro possível motivo da mudança é que, ao remover o texto de visualização, os links ficam menores e ocupam menos espaço na tela. Isso permite que mais postagens fiquem visíveis ao mesmo tempo, criando potencialmente uma experiência mais envolvente aos usuários.
Porém, esta não é a primeira vez que as mudanças de Musk na plataforma geram polêmica. Em agosto, essas mudanças causaram alvoroço na internet quando o Twitter/X anunciou planos para eliminar o recurso “bloqueio”, removendo assim a capacidade dos usuários de evitar assédio e spam de outros usuários.