Universidade Federal do Espírito Santo lança 1º observatório astronômico remoto do país

As inscrições são livres, mas a prioridade é atender estudantes e professores que se relacionem com a área
-Publicidade-
O telescópio de acesso remoto da Ufes
O telescópio de acesso remoto da Ufes | Foto: Divulgação/Ufes

Na quinta-feira 22, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lançou o primeiro observatório astronômico com acesso a distância público e gratuito do Brasil. A utilização é liberada mediante o preenchimento do formulário disponível no site da instituição.

As inscrições para fazer uso do Telescópio Remoto do Espírito Santo são livres, mas a prioridade é atender estudantes desenvolvendo projetos em astrofísica e em astrofotografia, além de professores interessados em visitas virtuais com seus alunos ou em participar de trabalhos de iniciação científica.

“Qualquer pessoa interessada em astronomia vai ter acesso a imagens em tempo real, via computador ou navegador, mesmo distante do telescópio, e sem a necessidade de instalar aplicativos”, afirmou o coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico da Ufes, Márcio Malacarne. Ele idealizou o projeto junto com Fábio Alvarenga, um estudante do curso de Ciência da Computação da instituição. A iniciativa tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro