publicidade
Tecnologia

Vírus no WhatsApp rouba senhas de bancos; veja como prevenir

Mais de 60 mil pessoas já foram prejudicadas pelo golpe, segundo um estudo da Kaspersky

vírus computador
Vírus maverick atinge apenas computadores brasileiros | Foto: Shutterstock

Pelo menos desde setembro, um vírus tem explorado o WhatsApp Web para capturar senhas e credenciais de clientes de mais de 20 bancos brasileiros e corretoras de criptomoedas, conforme dados da empresa de cibersegurança Kaspersky. O vírus, batizado de maverick, age exclusivamente em computadores do Brasil e já atingiu mais de 60 mil pessoas.

O golpe começa quando a vítima baixa um arquivo compactado “.zip” que contém um atalho “.lnk”. Ao executar esse atalho, o código malicioso assume o navegador, acessa o WhatsApp Web e dissemina automaticamente o mesmo arquivo para todos os contatos salvos na conta comprometida.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

De acordo com informações da Sophos e da Kaspersky, o código do maverick apresenta comentários em português brasileiro e compartilha características com o vírus coyote, já identificado no Brasil em 2024. O maverick, porém, é direcionado apenas a máquinas nacionais, ativado somente em sistemas com teclado brasileiro e formato de data local.

Vírus no WhatsApp rouba senhas de bancos; veja como prevenir
Mensagem com arquivo contaminado pelo vírus maverick | Foto: Reprodução

O vírus não afeta celulares, apenas computadores. O programa emprega uma ferramenta de automação de navegadores chamada selenium, que faz com que o WhatsApp interprete o acesso como legítimo. A mensagem enviada pelo vírus a outros usuários afirma: “Visualização permitida somente em computadores”, seguida de instruções para contornar bloqueios de download no Chrome.

A empresa de cibersegurança Trend Micro identificou o vírus no último dia 3, depois de relatos circularem em redes sociais. Desde então, mesmo com atualizações dos antivírus Sophos e Kaspersky para bloquear o arquivo malicioso, o maverick segue se propagando. A recomendação é excluir imediatamente arquivos suspeitos baixados, pois o vírus monitora o computador sempre que ele é ligado.

“Quando a vítima entra no site do banco, o vírus congela a tela do computador e mostra uma mensagem de segurança falsa, como se fosse o banco pedindo as credenciais dela para validar alguma coisa”, explicou o analista da Kaspersky Anderson Leite ao jornal Folha de S.Paulo.

O ataque opera por meio de servidores remotos, sem deixar pistas no dispositivo afetado. Segundo a Meta, a empresa trabalha para aumentar a segurança do WhatsApp, com camadas adicionais de proteção e criptografia de ponta a ponta em conversas pessoais, além de avisos sobre mensagens vindas de desconhecidos.

Orientações para prevenir golpe com vírus

A Federação Brasileira de Bancos afirma que o setor bancário do país utiliza sistemas avançados de monitoramento e tecnologias, como big data, autenticação biométrica, tokenização e inteligência artificial, para prevenir fraudes e proteger informações dos clientes.

Para reduzir riscos, a Kaspersky orienta: desative downloads automáticos no WhatsApp, evite transferências de arquivos em dispositivos corporativos, desconfie de mensagens inesperadas ou com solicitações incomuns, mantenha o antivírus atualizado e confirme o envio de anexos com o remetente antes de abrir qualquer arquivo recebido pelo aplicativo.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade