Revista Oeste - Eleições 2022

Você está vendo esse buraco crescer?

Não se preocupe - é só uma ilusão de ótica
-Publicidade-
buraco
buraco

Um estudo publicado pelo site Frontiers in Human Neuroscience  (Fronteiras na Neurociência Humana) divulgou uma ilustração que parece querer nos engolir na escuridão. Olhando fixamente para o centro da ilustração, temos a impressão que a parte escura vai crescendo e comendo o pontilhado ao redor.

O estudo, realizado por cientistas de universidade de Oslo (Noruega) e Osaka (Japão) determinou que esse tipo de grafismo cria a ilusão porque a pupila de quem fixa o olhar no buraco se dilata. 50 homens e mulheres foram testados e 14% deles não sentiram o efeito.

Usando outras cores, os cientistas observaram que o efeito parecer mais forte no fundo lilás. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

-Publicidade-
Imagem: divulgação Akiyoshi Kitaoka

Segundo o professor de psicologia Bruno Laeng, da universidade de Oslo, a pupila não deveria reagir porque não existe uma variação da luminosidade. Mas, de alguma forma que eles estão procurando compreender, a mente manda que a pupila se contraia focando a imagem.

O estudo determinou que a reação ocorre como uma estratégia do nosso cérebro de antecipar uma possível queda da luminosidade. “É uma questão muito filosófica”, resumiu o professor Laeng para o New York Times. “Nós vivemos numa realidade virtual, mas é uma realidade virtual pragmaticamente útil”. Ou seja: boa parte do que estamos enxergando pode ser uma ilusão.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Melhor do que isso é só olhar para a foto do STF que o efeito assustador de sermos engolidos pela escuridão, é real e não só uma ilusão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.