Você está vendo esse buraco crescer?
Um estudo publicado pelo site Frontiers in Human Neuroscience (Fronteiras na Neurociência Humana) divulgou uma ilustração que parece querer nos engolir na escuridão. Olhando fixamente para o centro da ilustração, temos a impressão que a parte escura vai crescendo e comendo o pontilhado ao redor.
O estudo, realizado por cientistas de universidade de Oslo (Noruega) e Osaka (Japão) determinou que esse tipo de grafismo cria a ilusão porque a pupila de quem fixa o olhar no buraco se dilata. 50 homens e mulheres foram testados e 14% deles não sentiram o efeito.
Usando outras cores, os cientistas observaram que o efeito parecer mais forte no fundo lilás. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa.
Segundo o professor de psicologia Bruno Laeng, da universidade de Oslo, a pupila não deveria reagir porque não existe uma variação da luminosidade. Mas, de alguma forma que eles estão procurando compreender, a mente manda que a pupila se contraia focando a imagem.
O estudo determinou que a reação ocorre como uma estratégia do nosso cérebro de antecipar uma possível queda da luminosidade. “É uma questão muito filosófica”, resumiu o professor Laeng para o New York Times. “Nós vivemos numa realidade virtual, mas é uma realidade virtual pragmaticamente útil”. Ou seja: boa parte do que estamos enxergando pode ser uma ilusão.
Melhor do que isso é só olhar para a foto do STF que o efeito assustador de sermos engolidos pela escuridão, é real e não só uma ilusão.
Muito bem colocado!