O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp estão aprimorando uma ferramenta no aplicativo para denúncias de “disparos em massa” nas eleições deste ano. É o que informou nesta quinta-feira, 27, o jornal O Estado de S. Paulo.
Durante a disputa municipal, em 2020, o TSE e o app utilizaram o mecanismo, que agora passa por revisão. Agora, quem receber “mensagens suspeitas” poderá preencher um formulário hospedado no site da Justiça Eleitoral.
Caso a mensagem seja considerada como “disparo ilegal de campanha”, o TSE vai requisitar ao WhatsApp que exclua a conta. Nesse caso, os responsáveis podem ter o usuário banido do aplicativo para sempre.
Além disso, caso o TSE conclua haver relação direta com alguma campanha e os disparos em massa, a candidatura denunciada pelos usuários corre o risco de sofrer sanções que vão de multa até a cassação.
“Qualquer usuário pode denunciar ao TSE. Isso fortalece uma mensagem que eu tenho passado: não contrate disparo em massa, não faça marketing político no WhatsApp”, disse Dario Durigan, um dos representantes do app no Brasil.
“Isso faz mal para a democracia e pode prejudicar as campanhas eleitorais, levando a prejuízo da chapa”, acrescentou Durigan.
Leia também: “Legisladores sem voto”, artigo de Gabriel de Arruda Castro publicado na Edição 96 da Revista Oeste
Vai ter que denunciar o Brasil inteiro….kkkkk….que bando de desocupados mesmo…
De ter o controle absoluto de tudo e de todos …isso é coisa demoníaca!
Com essa medida o Ladrão passará a ter 345% das intenções de votos na proxima pesquisa comprada. Ganhará antes mesmo do 1 turno ser encerrado.
Democracia e Liberdade pu existem ou não existem. Não há meio termo.
Alguém sabe definir o que é disparo em massa? Massa seria enviar a mesma mensagem para quantas pessoas? Vão coibir os antigos ‘santinhos”? Qual a diferença para as propagandas que serão veiculadas nos rádio e TV? Acredito que foi aprovado oficialmente uma verba de cerca de 6 bilhões de reais para propaganda. Só poderá ser usada nas TVs e rádios? É muito desespero desses comunas, estão procurando alguma coisa para impedir a reeleição do PR, já perceberam que as tais pesquisas fajutas estão caindo por terra. Até quando vamos aguentar tanta sabotagem democrática?
Que esculacho, subscrevo!
A única forma de parar esta sanha ditatorial do STF e TSE é o povo nas ruas novamente para exigir que a nossa constituição seja respeitada.
Isso adianta porra nenhuma! Só sangue derramado ajeita esta joça
Jossa
Joça mesmo.
E disparos num microfone de uma rádio ou numa tv também são considerados disparos em massa?
com toda certeza o TSE atuou nesse caso para supostamente castrar candidaturas da direita conservadora que imagina praticar os polêmicos “disparos em massa” – só que a realidade está mostrando que isso será um tiro no próprio pé, pois vai castrar justamente a turminha charmosa e cheirosa (a vermelhada, PT & Puchadinhos) que Barroso tanto ajuda para tentar recolocar no Poder uma organização criminosa travestida de partido político.
Resta saber se esse controle vale para todos, o que eu duvido. Pelo histórico do TSE e do WhatsApp esse monitoramento só vale para a direita e apoiadores do presidente, o restante está liberado.
Certo. O troço parte de uma denúncia, então umas valerāo, outras não. Mas tem saida: entupir o site do tse.