A primavera da nova safra 

'Os produtores ajudarão a salvar o planeta para as gerações futuras, mas como salvar a próxima safra?', questiona Evaristo de Miranda
-Publicidade-
A soja é uma das primeiras culturas a serem plantadas após o início da primavera | Foto: Divulgação/Pixabay
A soja é uma das primeiras culturas a serem plantadas após o início da primavera | Foto: Divulgação/Pixabay

Setembro é conhecido como o mês das flores, devido a chegada da primavera — estação climática responsável também por anunciar o início de uma nova safra agrícola. Os produtores nunca sabem o que a meteorologia reserva. Pode chover o suficiente para um bom desenvolvimento da lavoura, ou cair uma tempestade antes da colheita e prejudicar o trabalho de um ciclo inteiro. Sem mencionar quando o tempo fica seco e as plantas ressecam, sem nenhuma chance de produtividade. A verdade é que “os produtores ajudarão a salvar o planeta para as gerações futuras, mas como salvar a próxima safra?”, questiona Evaristo de Miranda, colunista de Oeste.

“Tecnologias, inovações e conhecimentos são sinônimos de capacidade de enfrentar as incertezas climáticas. Terrorismo climático não ajuda. Os produtores precisam de soluções tecnológicas concretas e viáveis no curto prazo. Os cientistas e a pesquisa agropecuária devem se aplicar em gerar mais alternativas tecnológicas para mitigar os riscos climáticos. E não apenas simular hipóteses climáticas, inverificáveis para daqui 50 anos.”

O parágrafo descrito acima faz parte do artigo de “A beleza dos ciclos celestes”, publicado na Edição 77 da Revista Oeste, que foi ao ar na sexta-feira 10.

-Publicidade-

A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino e Dagomir Marquezi.

 

 

 

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.