Na classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja representa “perigo”. Para este fim de semana, há dois avisos nesse sentido. Eles ocorrem em razão de tempestade e baixa umidade relativa do ar — e se dão em áreas do agro.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
De acordo com o Inmet, a faixa que engloba praticamente a totalidade de Santa Catarina (com exceção ao extremo sul do Estado) e pouco mais da metade sul do Paraná vai sofrer com tempestade até as 10 horas de domingo 13. Para essa parte do país, o alerta laranja está ativo desde a manhã deste sábado, 12.
Desta forma, o instituto, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, avisa que pode chover até 100 milímetros sobre essa parte do Sul do Brasil. Além disso, a chuva vai ter companhia de granizo e ventos intensos, que podem chegar até 100 quilômetros por hora.
Leia mais:
Assim, a equipe do Inmet reforça que a tempestade prevista para áreas catarinenses e paranaenses para este fim de semana podem prejudicar o agro. Isso porque há o risco de “estragos em plantações”. Alagamentos, queda de árvores e corte de energia elétrica são outras ocorrências possíveis como consequência da instabilidade climática.
O Paraná é, a saber, vice-líder no ranking nacional de Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP). Santa Catarina, por sua vez, ocupa a nona posição entre as unidades da Federação.
Tempestade no Sul; agro em alerta laranja por causa da baixa umidade no Matopiba
A tempestade na Região Sul não é o único alerta laranja do Inmet para este fim de semana a ter relação com o agro. Isso porque das 11 às 17h30 deste sábado, a baixa umidade representa perigo para a porção norte de Goiás, o Distrito Federal e a fronteira agrícola do Matopiba.
Leia também: “Moradores se jogam no mar para escapar de incêndios no Havaí”
O Matopiba é formado por municípios do sul do Maranhão, toda a área do Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia. É justamente para esta parte do país, além do norte goiano e do Distrito Federal, que há potencial para a ocorrência de danos por causa da baixa umidade relativa do ar, que deve variar de 12% a 20%.
“Risco de incêndios florestais“, informa o Inmet, em relação de como a baixa umidade pode ser prejudicar o agro do Matopiba neste fim de semana. Há, além disso, aviso de que tal situação climática representa risco à saúde humana, com ressecamento de pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz.
Para quem estiver na área do alerta laranja por causa da baixa umidade relativa do ar, o Inmet lista cinco instruções:
- beber bastante líquido;
- não realizar atividades físicas;
- evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- usar hidratante para pele; e
- umidificar o ambiente.
Leia também: “Fenômeno El Niño veio para ficar”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste