A produção de grãos do Nordeste deve crescer mais de 10% em 2022. A estimativa aparece no 6º levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra atual, divulgado nesta quinta-feira 10.
Ao todo, o acréscimo é estimado em 3 milhões de toneladas. A colheita de grãos do nordeste deve ficar pouco acima de 25 milhões de toneladas.
As três maiores produções são estimadas para a Bahia (quase 12 milhões de toneladas), o Maranhão e o Piauí (com cerca de 6 milhões de toneladas cada). Juntos, eles respondem por 90% do total projetado e possuem 7 mil hectares dedicados a essas culturas. De acordo com a Conab, o plantio de grãos no Nordeste cobre aproximadamente 9 mil hectares
A soja é apontada como o carro-chefe da safra nordestina, com quase 14 milhões de toneladas. Na sequência aparecem o milho (10 milhões de toneladas) e o algodão (1,5 milhão de toneladas).
Conforme a previsão da Conab, a colheita de grãos deve somar quase 270 milhões de toneladas em todo o Brasil.
A safra de grãos do Nordeste será aproximadamente 10% de todo o volume produzido no país. Conforme a previsão da Conab, a colheita de grãos deve somar quase 270 milhões de toneladas em todo o Brasil — uma estimativa pouco maior que a realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (260 milhões de toneladas).
Leia também: “Os sabotadores do agronegócio”, artigo de Branca Nunes para a Edição 99 da Revista Oeste