Emirados Árabes superam chineses em importação de frango do Brasil

País comprou quase 90 mil toneladas do item no primeiro bimestre de 2021
-Publicidade-
58 países árabes compram frango do Brasil
58 países árabes compram frango do Brasil | Foto: ANPr/ SINDIAVIPAR

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os Emirados Árabes Unidos (EAU) superaram os chineses em importação de carne de frango do Brasil em março. A população local segue restrições alimentares impostas pela religião muçulmana. Assim, podem ser consumidos apenas os alimentos halal — palavra árabe para permitido.

Atualmente, as granjas brasileiras são as maiores fornecedoras de frango halal do mundo. Em março, os EAU importaram quase 43 mil toneladas de frango do Brasil. Desse modo, os árabes superaram os chineses em cerca de 500 toneladas.

-Publicidade-

Ao longo de 2021, as exportações desse tipo de proteína para os países muçulmanos se aproximaram de 2 milhões de toneladas. Nos dois primeiros meses de 2022, o volume de vendas já atingiu 310 mil toneladas. Ao todo, 58 nações importam frango halal do Brasil.

Sozinho, os EAU consumiram praticamente 86 mil toneladas do item em entre janeiro e fevereiro de 2022. O número é quase o dobro das compras no mesmo período do ano passado.

“As nações islâmicas foram os primeiros destinos das exportações brasileiras de carne de frango, em 1975″, lembra Ricardo Santin, presidente da ABPA. “Temos uma sólida parceria construída, que projeta para incrementos no longo prazo. Prova disso foi uma ação recente que realizamos em uma feira em Dubai, a Gulfood, em que foi projetado US$ 1 bilhão em exportações nos próximos meses, apenas a partir das tratativas estabelecidas no evento. A avicultura brasileira é uma nação dedicada ao cumprimento do halal, e isso nos colocou em uma posição estratégica para apoiar a segurança alimentar das nações árabes.”

Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.