A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária vai debater o risco de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022. A reunião está agendada para a próxima quinta-feira, 21.
“A ameaça de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022 é motivo de preocupação”, afirmou o senador Zequinha Marinho (PSC-PA), autor do pedido. “Nos últimos meses, surgiram informações de sojicultores sobre atrasos na entrega — e o que é mais preocupante — sobre o cancelamento de contratos e pedidos de compra de fertilizantes e defensivos; entre eles, do herbicida glifosato, um dos mais utilizados no planeta.”
De acordo com o parlamentar, a falta desses produtos pode comprometer a produção rural, reduzindo o volume e a qualidade da safra de grãos, principalmente soja e milho, impactando toda a cadeia produtiva e aumentando a inflação dos alimentos.
“Sem fertilizantes e defensivos, as lavouras perdem produtividade, que é vital para a garantia da renda dos produtores e da sustentabilidade social e ambiental, pois representa produzir mais alimentos com menor utilização de recursos e de área de plantio”, argumentou.
Devem participar do encontro a Companhia Nacional de Abastecimento, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério de Minas e Energia.
Digitem aí no Google
Bolsonaro fecha 3 empresas de fertilizantes.
Depois me contem o que vcs encontraram.
https://www.cut.org.br/noticias/culpado-pela-falta-de-fertilizantes-e-bolsonaro-que-fechou-3-fabricas-no-pais-21c1/
Givanildo você esqueceu de dizer que a matéria prima, no caso asfalto, utilizada na produção do fertilizante, é mais cara que o produto acabado, neste caso o fertilizante.
gás natural liquefeito doutor
Não se faça de desentendido Givanildo, você é mais inteligente do isso, a fabrica de fertilizante que foi fechada, usava asfalto como matéria prima, as fábricas que utilizam gás natural como matéria prima não foram fechadas, e sim privatizadas, você sabe disso.
Qual seria a causa dessa falta de insumos?
A economia a gente vê depois…
Não só aqui mas em quase todo mundo, a dependência com a China é tamanha que, se houver uma crise por lá ou mesmo se aqueles comunas resolverem fazer chantagem, o que é muito comum vindo daqueles mafiosos, a crise se espalhará para todo o planeta. Isso pelo menos servirá de lição para doravante, reduzir essa dependência. Esse país é o maior importador de fertilizantes da China e Rússia, embora seja incapaz de explorar suas jazidas existentes em seu território a deficiência maior está nos fosfatos.