A demanda por etanol na aviação pode ser uma das soluções para a redução das emissões de CO2. A Raízen, gigante global na produção do combustível, revelou que o bioquerosene de etanol está sendo procurado por clientes do setor aéreo.
Relacionadas
Francis Queen, vice-presidente executivo de operações de etanol, açúcar e bioenergia da empresa, revelou que clientes tem buscado o bioquerosene feito a partir do combustível junto a companhia. A fala ocorreu na sexta-feira 10, durante o Simpósio de Bioenergia de Mato Grosso do Sul.
“A Raízen já tem uma demanda muito grande desse tipo de cliente”, disse. “As pessoas já estão procurando essa alternativa”.
De acordo com o jornal Valor Econômico, atualmente, uma das principais empresas produtoras de bioquerosene de aviação é a Neste. Ela utiliza como rotas de produção o sebo bovino e o óleo de cozinha usado. Na avalição de Queen não é possível dar escala a essas fontes. “Por isso acredito muito na rota do etanol”, disse o executivo.
Ele afirma que se toda a atual produção brasileira de etanol for utilizada para a fabricação do bioquerosene de aviação, seria possível atender apenas 4% da demanda para abastecer os aviões. Para produzir um litro de combustível de aviação, é preciso o dobro do volume de etanol.
Mas é impressionante! Mais um produto de necessidade urgente saindo de recicláveis!!!!!