A 47ª Expointer, realizada em Esteio (RS), vai ter a duração de nove dias com a realização de mais de 500 eventos em uma área de 141 hectares. A programação, que vai de deste sábado, 24, até 1° de setembro, inclui julgamentos, leilões, provas, palestras, apresentações, workshops e demonstrações, abrangendo diversos aspectos do setor agropecuário.
A edição de 2024 da Expointer conta com 3.458 animais de argola inscritos para julgamento. Entre as competições, estão raças de ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos, coelhos e chinchilas. Novas raças e alguns retornos estão previstos para este ano.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Os resultados dos grandes campeonatos de julgamento dos animais serão atualizados em tempo real pelo Comissariado-Geral em Relatórios da Expointer, conforme a conclusão das análises e resultados finais.
O Desfile dos Grandes Campeões, um dos pontos altos, ocorrerá na próxima sexta-feira, 30, às 10h, na Pista Central, exibindo o melhor da genética animal presente na feira.
Programação cultural da Expointer
A programação cultural da 47ª Expointer conta com grandes espetáculos de artistas locais e nacionais. A feira começará com o retorno da Ópera Gaúcha, que destaca a cultura do Estado, no sábado 24, às 19h, na Pista Central.
O Festival Sou do Sul, organizado pela S3 Produtora, com apoio da ABCCC e do governo do Estado, ocorrerá de 24 a 26 de agosto, às 21h, na pista coberta da ABCCC. O evento contará com grandes nomes da cultura gaúcha e um show nacional.
A entrada é gratuita para os visitantes da Expointer, com limite de 10 mil pessoas por noite. Ingressos para áreas especiais estão à venda no site da Bilheteria Digital. O festival contará com Luísa Sonza no dia 24, Maiara e Maraísa no dia 25 e Fernando e Sorocaba no dia 26.
Novidades no setor de máquinas e implementos agrícolas
Os principais fabricantes nacionais de máquinas, implementos agrícolas e automóveis apresentarão seus mais recentes lançamentos. Demonstrações técnicas e áreas de test-drive de utilitários estarão disponíveis no setor de Máquinas e Implementos Agrícolas, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers).
Celebração dos 25 anos do pavilhão da agricultura familiar
O tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, celebrando seus 25 anos, contará com 413 empreendimentos, um recorde de participação. O espaço é famoso pela variedade de embutidos, laticínios, pães, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, grãos e cervejas artesanais. O pavilhão estará aberto ao público todos os dias da feira, das 8h às 20h.
Eventos e competições equestres
O torneio Freio de Ouro terá sua final durante a Expointer, com uma alteração no calendário: as provas ocorrerão na sexta-feira 30, e no sábado 31. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) também promoverá a segunda edição da Supercopa Jovem, com provas em 31 de agosto. Todos os eventos acontecerão na Pista do Cavalo Crioulo.
Show beneficente e exposição de artesanato
Na quarta-feira 28, o Palco Principal sediará o Show Beneficente Reconstruir, das Lojas Quero-Quero, com Os Serranos e participação especial de Michel Teló.
A quadragésima primeira edição da Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) ocupará o Pavilhão do Artesanato, entre os Pavilhões do Comércio e da Agricultura Familiar.
Organizada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a Expoargs deste ano contará com 184 artesãos em 123 estandes, de 57 municípios do RS.
Serão expostos artigos de cutelaria, pelegos e peles, couro típico regional, artigos de madeira, calçados e adereços de couro bovino, tapetes de couro/pele, artigos de metal, esculturas em argila e artigos de lã de ovelha. O Pavilhão do Artesanato funcionará todos os dias da Expointer, das 8h às 20h.