A cidade de Bastos (SP) recebe a edição deste ano da tradicional Festa do Ovo, que teve início nesta quarta-feira, 10, e vai até o próximo sábado 13.
O evento, que celebra seu 63º aniversário, é uma das maiores exposições agropecuárias do Brasil. Atrai visitantes de várias regiões, de acordo com o portal Agrimídia.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Bastos é conhecida como a Capital do Ovo, por produzir 15% dos ovos no Brasil e 27% no Estado. O município será o ponto de encontro de avicultores e entusiastas do setor.
Eles terão a oportunidade de exibir produtos, conhecer novas tecnologias e firmar parcerias comerciais.
Atrações e novidades na feira
A feira contará com a presença de empresas ligadas à avicultura e vai oferecer novidades em medicamentos, nutrição animal e equipamentos.
Além da exposição, o evento terá uma área gastronômica ampliada. Lá os visitantes podem degustar pratos à base de ovos. Na edição anterior, foram vendidos mais de 12 mil omeletes.
A entrada para a Festa do Ovo será gratuita. O objetivo do evento, segundo a organização, é proporcionar um ambiente animado cheio de oportunidades para a indústria avícola.
O horário de atividades da feira, entre esta quarta-feira e sexta-feira, será das 13h às 21h. No último dia, sábado 13, o funcionamento da feira será das 13h às 18h.
Crescimento na produção
A produção de ovos em 2024 está projetada para atingir 56 bilhões de toneladas, representando um crescimento de até 6,5% em comparação ao ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em relação às exportações, informa o jornal O Globo, o volume deve permanecer em 26 mil toneladas. O número é igual ao registrado em 2023, mas bem maior do que em 2022, quando foram exportadas 9.474 toneladas, o que representou uma alta de 175%.
Para Leandro Pinto, fundador e presidente do Conselho da Mantiqueira Brasil, tal crescimento na produção deverá, por consequência, elevar o consumo per capita de ovos.
A ABPA estima que o consumo por pessoa pode chegar a 258 unidades, em comparação com as 242 unidades previstas para este ano. Porém, Pinto afirma que essa maior oferta não deve resultar em redução de preços. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os ovos tiveram um aumento de 2,83% em 2023, em comparação com o ano anterior.
Alguém do governo federal estará presente?
E agora a gente ja sabe o importante valor nutricional do ovo. Alimento completo. Que a cidade paulista brilhe nesta ocasião .