Fipe lança tabela com preços de tratores

A listagem já está disponível no site da instituição
-Publicidade-
A tabela conta com 177 modelos de tratores
A tabela conta com 177 modelos de tratores | Foto: Analogicus/Pixabay

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) lançou uma tabela com os preços médios de colheitadeiras e tratores no Brasil, equipamentos fundamentais no agronegócio. A primeira publicação ocorreu em agosto. O órgão é famoso por manter a listagem com os valores de veículos como carros, caminhonetes, caminhões e motos no Brasil, referência para mercado.

Disponível no site da Fipe, a Tabela de Preços de Máquinas Agrícolas Usadas expressa preços médios anunciados pelos vendedores. De acordo com a instituição, as cotações servem apenas como um parâmetro para negociações e avaliações.

-Publicidade-

“Os preços efetivamente praticados variam em função da região, intensidade de utilização, conservação, acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por uma máquina agrícola específica, além do próprio processo de negociação”, afirma a fundação. A listagem conta com as sete principais marcas do país. O maquinário também é separado por ano.

Atualmente, 177 modelos de tratores e 64 colheitadeiras fazem parte do levantamento, disse Sérgio Crispim, professor e economista da Fipe, ao jornal O Estado de S. Paulo. “As seguradoras precisam de referência na hora de precificar o prêmio de seguro de equipamentos usados e pagar indenizações, por exemplo”, comentou, sobre a demanda do mercado pela listagem.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.